Como usar ácido oxálico (alvejante de madeira)

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O ácido oxálico tem muitos usos, mas é amplamente empregado como alvejante de madeira por remover manchar sem retirar a cor natural do material. Pode ser usado sobre área pontuais em mobílias, como marcas negras de água, ou em áreas grandes como um chão de madeira e decks. O ácido oxálico é tóxico e deve ser utilizado com cuidado. Use proteção para os olhos, luvas de borracha e roupas protetoras e descarte o produto conforme as instruções. Com um uso correto, o ácido oxálico é muito efetivo em renovar a madeira para um estado natural.

Passo 1

Limpe a madeira com produtos apropriados e retire toda a pintura até chegar à superfície do material.

Passo 2

Jupiterimages  /Polka Dot/Getty Images

Misture os cristais ou o pó com a quantidade recomendada de água quente. Para manchas, use de 340 g a 453 g de ácido para cada 3,7 litros de água; para uma superfície grande, use de 85 g a 141 g de ácido para 3,7 litros.

Passo 3

Aplique a mistura sobre a mancha usando uma escova, esfregão ou pano, dependendo do tamanho da área a ser trabalhada.

Passo 4

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Deixe o ácido secar completamente. Se a mancha resistir, continue aplicando ácido e deixe secar bem entre as aplicações.

Passo 5

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Misture 2 colheres de sopa de bórax a um litro de água e aplique na madeira após a remoção da mancha ou a tonalização da superfície. Isso neutralizará o ácido.

Passo 6

Deixe o bórax secar. Enxágue bem e deixe secar.

Passo 7

Esfregue um tecido escuro sobre a madeira. Se houver algum resíduo de poeira branca sobre o chão, enxágue com água mais uma vez e deixe secar.

Passo 8

Lixe a madeira suavemente até alisar após remover todos os remanescentes do alvejante.

Mais recentes

×