Como dissolver sílica

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

A sílica, também conhecida como o dióxido de silício, é um composto químico mais frequentemente encontrado na natureza como areia ou quartzo. Conhecida por sua extrema dureza, a sílica é empregada na produção de vidro, cabos de fibra ótica e até mesmo cimento. Infelizmente, para fins de experimentação científica, você não pode tentar dissolvê-la na forma de areia em um recipiente de vidro tradicional. Como o vidro é feito principalmente de sílica, ele dissolveria também. Utilize proteção ocular e proteção respiratória sempre que trabalhar com ácido fluorídrico.

Passo 1

Despeje uma pequena quantidade de sílica, tais como a areia de sílica, sobre a base de um prato de plástico.

Passo 2

Adicione ao prato uma quantidade igual de ácido fluorídrico com um conta-gotas de plástico. Evite deixar o ácido fluorídrico respingar, derramar ou entrar em contato com quaisquer outras superfícies de qualquer outra forma, senão a areia de sílica.

Passo 3

Misture todos os ingredientes, utilizando um movimento de agitação suave, com a ponta do conta-gotas de plástico. Isso fará com que o gel se dissolva. Quando a experiência estiver concluída, aplique uma quantidade apropriada de neutralizador de ácido fluorídrico antes de eliminar os produtos químicos de forma adequada.

Mais recentes

×