Como mudar a cor do mármore

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Muitas casas têm superfícies, como pisos e bancadas, em mármore. Mais comumente, elas são feitas de resina de fibra de vidro e pó de calcário e podem ser moldadas em várias formas diferentes. O mármore é revestido com uma substância chamada de "gel coat" tipicamente usada para selar barcos. Essa substância recebe pintura facilmente, e você pode usá-la para criar um novo acabamento e mudar a cor de superfícies de mármore, natural ou não. Usar gel coat não é difícil, porém fazer com que uma superfície fique perfeitamente lisa precisará de certa habilidade.

Passo 1

Limpe o mármore inteiramente e deixe secar. A gordura e a poeira dificultam a aderência do gel coat.

Passo 2

Derrame o gel coat em um recipiente descartável. Cheque o volume do gel para adicionar a quantidade correta de corante e catalisador. Uma vez que esse revestimento se assenta rapidamente, misture apenas uma quantidade que possa ser facilmente espalhada em alguns minutos. Vá misturando pequenas quantidades conforme precisar.

Passo 3

Adicione corante ao gel coat. Não use mais do que o recomendado pelo fabricante, uma vez que isso pode interferir no endurecimento do gel. Mexa com a vareta.

Passo 4

Adicione o catalisador usando a quantidade recomendada pelo fabricante. Mexa bem a mistura por um minuto.

Passo 5

Espalhe o gel coat sobre a superfície usando um pincel ou rolo.

Passo 6

Limpe as ferramentas com acetona.

Passo 7

Espere que o gel coat seque. Ele ficará mais rígido depois de 20 ou 30 minutos, mas aguarde um dia inteiro antes de usar o item.

Passo 8

Lixe a superfície usando a lixa de granulação 400 e, em seguida, a 600. Limpe a superfície com um pano macio e o composto de alisamento. Depois, faça o polimento com o composto apropriado.

Mais recentes

×