×
Loading ...

Como distinguir um rato selvagem de um domesticado

Os ratos selvagens, também chamados de ratos-marrons, originaram-se no norte da China. Eles se espalharam para todos os continentes, exceto a Antártida, e foram domesticados há séculos. Os ratos domésticos pertencem à mesma espécie que seus parentes não domesticados. Apesar de sua composição genética idêntica, os dois têm muitas diferenças.

Instruções

Os ratos selvagens são capazes de viver em quase qualquer lugar (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Examine a coloração do animal. A maioria dos ratos selvagens é marrom escura ou preta, embora a área do baixo-ventre de alguns seja branca. Apesar de alguns ratos domésticos também apresentarem essas cores, muitos são cinzas, brancos, marrons claros ou uma combinação dessas cores.

    Loading...
  2. Observe o estado físico do animal. A maioria dos ratos domésticos é um pouco rechonchuda, com pelo macio e, provavelmente, sem cicatrizes. Os ratos selvagens, que precisam se esforçar para encontrar comida e se manter em forma para fugir de predadores, geralmente são mais magros e têm uma pelagem mais áspera. Eles também tendem a ter cicatrizes causadas por confrontos com predadores e outros ratos.

  3. Verifique a forma como o rato age quando está próximo de você. Se ele fugir e eriçar o pelo, provavelmente trata-se de um animal selvagem. Mesmo quando assustado, um rato doméstico tende a aproximar-se de você, caso lhe ofereça comida e fale com o animal com uma voz suave.

Loading...

Dicas

  • Se você tiver determinado que o rato é domesticado e quiser pegá-lo, use luvas grossas, pois o animal pode tentar mordê-lo.

Referências

Loading ...
Loading ...