×
Loading ...

Como fazer uma dobradura de come-come

A dobradura come-come (também conhecida como "paku paku" e "abre e fecha") é um projeto de origami para iniciantes, popular entre crianças em idade pré-escolar. Um pedaço de papel quadrado é dobrado de uma forma simples e então é utilizado em uma brincadeira para contar a sorte e fazer elogios ou insultos. Esse projeto é ideal para viagens, já que exige poucos materiais; além do mais, criar e usar o come-come manterá as crianças ocupadas e relativamente quietas.

Instruções

Come-come é um projeto fácil de origami, que entretém crianças por um tempo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

    Fazendo um come-come

  1. Coloque a folha de papel de 20 cm x 25 cm na sua frente. Dobre o canto superior direito para baixo, criando a forma de um veleiro. O canto superior direito deverá encostar na extremidade esquerda do papel, aproximadamente um quarto da folha de distância do canto inferior esquerdo.

    Loading...
  2. Corte o retângulo inferior, criando um triângulo. Quando abri-lo, será uma folha de papel quadrada.

  3. Dobre o canto superior esquerdo do quadrado para baixo, para encontrar o canto inferior direito. Abra a folha novamente e você verá que criou uma marca de centro no papel. Em seguida, dobre o papel ao meio, longitudinalmente. Abra o papel, de novo.

  4. Gire o papel em sentido horário, de modo que a linha vertical que você criou fique na horizontal. Dobre o papel longitudinalmente novamente. Abra o papel, novamente, e você terá oito seções.

  5. Coloque o papel na horizontal, na sua frente. Dobre cada canto até a marca do centro. Isso criará outro quadrado. Vire o quadrado e dobre os cantos até a marca do centro.

  6. Dobre o quadrado ao meio, longitudinalmente. Coloque os polegares e os dedos indicadores sob as abas que você criou na parte externa da dobradura e aperte o papel em direção ao centro. Agora haverá um objeto que se parece um pouco com uma flor ou um cata-vento (esse é o seu come-come).

  7. Use giz de cera ou canetinhas para escrever os nomes das cores vermelho, azul, amarelo e verde sobre as abas externas. Em seguida, abra a dobradura, começando no canto superior esquerdo no sentido horário, e escreva os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Abra cada aba e escreva uma sorte, um elogio ou um insulto em cada seção correspondente a um número.

    Como jogar com a dobradura come-come

  1. Peça para a pessoa com quem está brincando escolher uma das cores em uma das abas de fora. Mova o origami, para que ele abra primeiro para cima e para baixo, então para os lados, repita esse movimento enquanto soletrar a cor que a pessoa escolheu. Exemplo: se a pessoa escolheu a cor vermelha, abra o come-come para cima e para baixo, para a letra V, para os lados para a letra E, depois para baixo e para cima, outra vez, para a letra M e assim por diante.

  2. Peça para a pessoa olhar dentro da dobradura e escolher um número. Dessa vez, comece abrindo para os lados e então para cima e para baixo, enquanto conta o número que ela escolheu. Por exemplo: se ela escolheu o número 3, abra para os lados para o número 1, para cima e para baixo para o número 2 e para os lados para o número 3.

  3. Peça para a pessoa com quem você está brincando escolher mais um número. Levante a aba correspondente ao número e leia o que está escrito.

Loading...

O que você precisa

  • Uma folha de papel de 20 cm x 25 cm
  • Tesoura
  • Giz de cera ou canetinhas

Referências

Loading ...
Loading ...