Como fazer uma tigela e uma colher de papel

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Origami é a forma de arte japonesa de dobrar papel utilizada para fazer aviões, animais, caixas, insetos, flores e até uma colher ou uma tigela. Ao criar trabalhos de papel, dobre-o e vinque-o, para fazer várias formas e imagens. Use uma única folha de papel para cada imagem e crie uma exposição completa de origami.

Tigela de papel

Passo 1

Coloque uma folha de papel em uma superfície plana, dobre-a ao meio horizontalmente e vinque-a com firmeza. Dobre a meia folha novamente, vinque a dobra e abra essa última dobra.

Passo 2

Posicione o papel de forma que o vinco fique voltado para longe de você. Dobre os dois cantos superiores para o centro e crie um triângulo.

Passo 3

Desdobre um lado do triângulo e crie uma dobra achatada, dobrando a ponta de baixo do lado desdobrado para cima, para encontrar a ponta inferior do outro lado. Vinque a ponta e as laterais do papel, para criar um triângulo.

Passo 4

Vire o papel ao contrário. Desdobre o outro canto superior e crie outra dobra achatada, dobrando a primeira ponta para cima, para encontrar a ponta do outro lado, e vinque os lados. Dobre o canto esquerdo para cima, para encontrar o direito, e vinque as bordas. Nesse momento o papel deverá ter a forma de um triângulo.

Passo 5

Posicione o triângulo com a seção fechada no centro. Coloque-o voltado para cima e separe as abas. Dobre-as para cima, de forma que as seções fechadas fiquem no centro dele.

Passo 6

Dobre as abas inferiores para dentro, de forma que as bordas se encontrem no centro, e vinque as dobras com firmeza. Dobre apenas a camada de cima da aba. Vire o papel para cima e repita esse passo no lado oposto.

Passo 7

Localize a aba da camada superior na parte de baixo do papel, dobre-a 2 cm para cima três vezes e vinque cada dobra. Vire o papel ao contrário e repita esse passo no lado oposto.

Passo 8

Dobre a ponta do triângulo para cima, para encontrar a borda, e desdobre-a. Vire o papel ao contrário e faça o mesmo do outro lado. Puxe as abas para fora, para abrir a tigela e fazer com que ela fique levantada.

Colher de papel

Passo 1

Coloque um copo sobre uma folha de papel e contorne o diâmetro dele, para fazer um círculo. Use a tesoura para recortá-lo e coloque-o em uma superfície plana.

Passo 2

Dobre cada lado do círculo aproximadamente 5 mm para dentro. Dobre os cantos de baixo aproximadamente 1 cm e o fundo dele cerca de 5 mm também para dentro.

Passo 3

Coloque o dedo indicador direito na seção aberta do círculo e segure a parte dobrada junta com a outra mão.

Passo 4

Dobre a ponta da colher e manobre-a para baixo a aproximadamente 5 mm da extremidade. Segure a ponta unida da colher, para usá-la.

Mais recentes

×