Doenças caninas causadas por fezes de pássaro e coelho
Apple Tree House/Photodisc/Getty Images
Os cães são como crianças muito pequenas que exploram o mundo através da boca. Eles provam e comem qualquer coisa, incluindo fezes de outros animais. Eles também comem as carcaças de aves e coelhos, incluindo as fezes formadas que ainda podem estar nos corpos. Os cães, muitas vezes, gostam de rolar sobre excrementos de pássaros. Infelizmente, algumas doenças graves podem passar das fezes de aves ou de coelhos para o cão.
Tipos
Os cães podem pegar gripe aviária (H5N1) das fezes, carne ou carcaças de aves infectadas. Eles também podem pegar essa doença através do contato com gatos contaminados ou comendo fezes dos mesmos. Os cães podem pegar coccidiose ou leptospirose ao comer fezes de coelho. No caso da leptospirose, eles também podem ser infectados ao beber a urina ou comer as fezes de roedores, gambás ou de cães já infectados.
Considerações
Cães de caça ou cães criados livres são muito mais propensos a comerem excrementos de aves ou de coelhos contaminados do que cães criados em casa ou mantidos em uma coleira ou quintal cercado. Embora isso não elimine completamente as chances de aves, gatos ou coelhos infectados passarem pela propriedade, reduz as chances do cão ficar doente.
Prevenção e solução
Os cães podem ser vacinados contra a leptospirose enquanto filhotes e devem receber doses de reforço anual. Eles podem ser treinados para não comer fezes e precisam de um banho assim que você perceber que ele tenha rolado em excrementos de pássaros. Tente evitar que os cães tenham contato com gatos de rua, mantendo estes fora da propriedade. Verifique o quintal com frequência para verificar se existem excrementos de outros animais, limpando sempre que necessário.
Aviso
Todas estas doenças podem ser passadas para os seres humanos. No entanto, a simples lavagem das mãos antes das refeições ou após entrar em contato com o cão ou após remover as fezes dos animais, muitas vezes pode impedir que você fique doente.
Identificação
Um cão com gripe aviária tem febre, tosse, dificuldade respiratória e dificuldade para caminhar. Ele deverá ser levado ao veterinário imediatamente ou poderá morrer. Um cão com leptospirose tem febre, vômitos, perda de apetite, desinteresse em qualquer coisa (depressão), conjuntivite e urina de cor muito escura. Esta também é uma situação de emergência na qual o cão precisa ser levado ao veterinário o quanto antes. Embora os cães possam sobreviver à leptospirose, eles acabam. muitas vezes, com danos no rim e no fígado como sequela. A coccidiose geralmente atinge filhotes ou cães que tenham sofrido muito estresse. Eles ficam com o intestino solto, com fezes escorrendo, por vezes com sangue. Se tornam apáticos, anêmicos e, muitas vezes, ficam desidratados.
Recursos
Sobre o Autor
Rena Sherwood is a writer and Peter Gabriel fan who has lived in America and England. She has studied animals most of her life through direct observation and maintaining a personal library about pets. She has earned an associate degree in liberal arts from Delaware County Community College and a bachelor's degree in English from Millersville University.
Créditos Fotográficos
Apple Tree House/Photodisc/Getty Images