×
Loading ...

Efeitos colaterais de vermífugos em filhotes

Se a cadela foi vermifugada antes do acasalamento e durante a gravidez, o seu filhote pode não ter vermes. Leve uma amostra fecal ao seu veterinário para ter certeza. Geralmente, os vermífugos prescritos não têm efeitos colaterais ou, se tiverem, serão leves.

Muitos filhotes têm vermes (Image by Flickr.com, courtesy of Bev Sykes)

Vermes

Os vermes mais comuns que os filhotes possuem quando nascem são as lombrigas. As tênias e os nematódeos também são encontrados. O Dirofilaria immitis não é comum, mas pode ocorrer.

Loading...

Qual vermífugo usar

Os vermífugos prescritos muitas vezes são feitos para atingir a maioria dos vermes e são mais eficazes. Os medicamentos sem prescrição são geralmente menos eficazes e atingem um ou dois tipos de vermes. Um exame de fezes é necessário para saber qual droga usar.

Vermífugos

Os vermífugos mais comuns são pamoato de pirantel, piperazina, praziquantel e febante. Os efeitos colaterais são semelhantes em todos os tipos.

Reação comum

Seu cachorro pode ter uma diarreia leve ou vômitos ou não querer comer depois da vermifugação. Se o seu cachorro estiver fortemente infestado, ele pode vomitar vermes ou liberá-los em suas fezes.

Efeitos colaterais severos

Se houver vômito, diarreia severa ou sangue, ou seu cachorro estiver muito doente, leve-o ao veterinário imediatamente. Os sinais de uma superdosagem incluem vômitos, diarreia, tremores, convulsões ou letargia.

Advertência

Não misture vermífugos. Verifique a embalagem ou pergunte ao seu veterinário sobre a interação com outros medicamentos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...