×
Loading ...

Doenças com folhas brancas em abobrinhas

A abobrinha, um membro da família das abóboras, pode desenvolver várias doenças distintas que fazem as folhas da planta parecerem brancas em algumas partes. Geralmente, os problemas na natureza são bacterianos ou fúngicos. Todas essas doenças afetarão as frutas, de forma que se houver um tratamento, o melhor é aplicá-lo o quanto antes.

Os pés de abobrinha podem ser danificados por várias doenças diferentes que causam folhas brancas (Zucchini – Gemüse mit Blüte image by Marem from Fotolia.com)

Ferrugem do Plectosporium

A ferrugem do Plectosporium é uma doença fúngica que é frequentemente encontrada na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. O clima chuvoso e frio geralmente faz essa doença surgir. O primeiros sintoma dela, no geral, é quando se formam pequenas lesões brancas nas folhas e hastes da planta. As lesões se multiplicam e se unem, até que a folha e as hastes fiquem esbranquiçadas e a planta entre em colapso. Ainda, as feridas geralmente se espalham para o fruto, tornando a abobrinha inapropriada para consumo. No controle da doença, aplica-se fungicidas com clorotalonil e estrobilurinas na planta.

Loading...

Mancha angular na folha

A mancha angular é uma doença bacteriana que ocorre durante estações frias e úmidas. Ela aparece inicialmente nos pés de abobrinha, como manchas angulares com água nas folhas. Conforme as bactérias passam das manchas para as folhas, elas secam e deixam uma camada de resíduo branco. As manchas, às vezes, cairão da planta, gerando orifícios nas folhas. No fruto, elas são menores e circulares. Há misturas de herbicidas químicos que são especialmente formulados para tratar a doença, e a maioria deles está disponível nas lojas de jardinagem e agropecuária.

Oídio

O oídio se manifesta inicialmente como manchas redondas e brancas nas folhas. Conforme se espalham, eventualmente dominarão as folhas, de forma que a parte superior das folhas pareçam cobertas por uma camada de pó branco. Por vezes, as folhas e hastes ficarão marrons, murcharão e morrerão, e o fruto apodrecerá ainda prematuro e ficará queimado pelo sol. É possível aplicar fungicidas na planta para exterminar o oídio. Consulte um profissional na loja de jardinagem e agropecuária para descobrir o fungicida que melhor funcionará na sua região.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...