O que causa folhagem murcha nos abacateiros?
Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images
O abacateiro (Persea americana) cresce em regiões tropicais e subtropicais do mundo e, normalmente, atinge uma altura entre 9 a 20 metros. Seus frutos são reconhecidos pelo alto teor nurtitivo, mas a árvore é sujeita a infestações por várias doenças e um inseto que faz as folhas da árvore murchar.
Murchar causado por Verticillium
O murchar das folhas causado pelo patógeno Verticillium dahliae frequentemente infecta abacateiros, destruindo ramos inteiros de folhas à medida em que as folhas se tornam marrons, murcham e morrem, geralmente permanecendo na árvore por vários meses. Novos brotos se desenvolvem muitas vezes substituir as folhas perdidas, mas a doença normalmente retorna para atacar a árvore. O fungo permanece no solo por anos e afeta o sistema radicular da árvore, impossibilitando o abastecimento das raízes e a nutrição das folhas.
Percevejo de renda do Abacate
O percevejo de renda do abacate (Pseudacysta perseae) é uma praga que se alimenta das folhas do abacateiro, deixando nelas manchas escuras ao se alimentar da seiva da planta. À medida em que os insetos se alimentam, estas manchas pioram e a folha seca e encolhe, caindo prematuramente. Um outro sinal da presença destes insetos são pequenas manchas pretas — os dejetos dos insetos — que aparecem na superfície das plantas.
Apodrecimento das raízes por Phytophtora
Phytophthora é o mais prejudicial e prevalente patógeno que os abacateiros enfrentam hoje. O patógeno primeiro se mostra na folhagem da árvore, fazendo com que as folhas crescam pouco, percam sua cor e murchem. As folhas prematuramente caem no chão e ramos inteiros são desfolhados. À medida que as raízes apodrecem, o abacateiro pode morrer rapidamente ao longo de alguns meses, ou gradualmente decair ao longo de vários anos. A qualidade dos frutos é drasticamente diminuída.
Murchar de Laurel
A doença fúngica do murchar de laurel é introduzida no abacateiro pelo vetor Xyleborus glabratus, um besouro preto ou marrom escuro, que, ao pousar no tronco da árvore com seu corpo cheio de esporos fúngicos, infecta a árvore. Conforme o fungo cresce, o inseto se alimenta dos fungos. Enquanto isso, o fungo se espalha por toda a árvore, bloqueando sua habilidade de conduzir fluidos apropriadamente. Como resultado, as folhas do abacateiro murcham e morrem.
Referências
Sobre o Autor
Mark Bingaman has entertained and informed listeners as a radio personality and director of programming at stations across the U.S. A recognized expert in the integration of broadcast media with new media, he served as associate editor and director of Internet development for two industry trade publications, "Radio Ink" and "Streaming Magazine." Today, he heads the International Social Media Chamber of Commerce.
Créditos Fotográficos
Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images