Dor crônica no flanco esquerdo

••• upset girl image by Vasiliy Koval from Fotolia.com

As causas de dor crônica no flanco esquerdo podem variar de dores fáceis de tratar, como as menstruais, a algo muito mais grave, como o câncer de cólon. Ser capaz de reconhecer os sintomas e procurar aconselhamento médico é essencial para o diagnóstico precoce e tratamento do problema antes que ele piore.

Distúrbios reprodutivos e condições em mulheres

doctor image by sasha from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Dependendo do sexo, existem várias doenças e condições do sistema reprodutivo que podem causar dor no flanco esquerdo. Nas mulheres, as razões mais comuns para a dor crônica no flanco esquerdo estão relacionados com a ovulação. Dor no meio do ciclo, também chamada de "dor do meio", refere-se à dor durante a ovulação, quando então os óvulos são liberados do ovário. A síndrome dos ovários policísticos, uma doença comum em mulheres, pode causar dor no abdome inferior do lado esquerdo e tende a ser recorrente. Se um cisto nos ovários torna-se torcido ou se rompe, pode provocar muita dor, em ambos os lados do abdome. A gravidez ectópica, um aborto espontâneo, uma doença inflamatória pélvica e endometrite podem também causar dor no flanco esquerdo.

Distúrbios reprodutivos e condições em homens

Distúrbios testiculares e do cordão espermático podem levar os homens a sentir dor recorrente no flanco esquerdo. A gonorréia, doença sexualmente transmissível, também pode causar dor na região inferior abdominal esquerda, especialmente nos homens.

Distúrbios e condições renais

Pedras urinárias e nos rins podem ser muito dolorosas e imitam a dor de um ataque de apendicite, se ocorrer no lado direito do corpo. No entanto, elas também podem ocorrer no lado esquerdo do corpo e podem causar desconforto e dor crônica. Uma infecção dos rins, ou glomerulonefrite, pode ser extremamente dolorosa se ​​não for diagnosticada em seus estágios iniciais. Os cistos renais ou tumores podem também estar presentes e provocar desconforto ou dor no flanco esquerdo do corpo.

Distúrbios e condições do cólon

A constipação é muito comum e pode causar dor crônica no flanco esquerdo ou desconforto. A síndrome da flexura esplênica ocorre quando o gás fica preso na parte esquerda do cólon transverso, podendo causar dor nesse lado do abdômen. Câncer no cólon também pode ser uma causa. As doenças inflamatórias intestinais, incluindo a colite ulcerativa ou a doença de Crohn, podem causar irritação que vai causar dor ou desconforto no cólon e provocar dor nos dois lados do corpo. Outras doenças e condições, relacionadas ao cólon, que podem causar dor no flanco esquerdo incluem: diverticulite, colite isquêmica ou microscópica e diverticulose.

Outros distúrbios e condições

Surpreendentemente, a apendicite pode causar dor no flanco esquerdo. Embora o seu sintoma normal seja a dor no flanco direito, em casos raros, resulta em dor no flanco esquerdo. O intestino grosso pode ser infectado ou torcido, causando dor no lado esquerdo. Um aumento do baço ou uma infecção também podem ser responsáveis ​​por dor no flanco esquerdo.

Mais recentes

×