Exercícios para neuralgia intercostal
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Músculos intercostais são aqueles que ligam a caixa torácica e a parede torácica juntas. Quando se distende ou solta um desses músculos, pode-se ter dificuldade em respirar ou expandir o peito ou dor ao se torcer, virar ou se inclinar. Neuralgia é um termo médico que define a dor.
Neuralgia intercostal
A lesão do nervo periférico pode causar neuralgia intercostal. A maioria dos pacientes sente dor associada com essa condição nos músculos peitorais superiores, sob o braço e na parte de trás da omoplata ou escápula. A dor geralmente é intermitente, mas faz com que sejam difíceis e dolorosas as atividades diárias normais, como sentar ou deitar ou o simples toque das roupas na pele.
Causas
Zonas com herpes podem causar neuralgia pós-herpética, uma condição crônica. A dor é causada por lesão ou destruição das vias nervosas do sistema nervoso sensorial, também conhecido como o sistema nervoso periférico. A neuralgia intercostal também pode ser causada por pressão sobre o nervo, sequelas de intervenções cirúrgicas ou lesões traumáticas na cavidade do peito ou da coluna vertebral.
Alongamento
Realize alongamentos dos braços sobre a cabeça ou para o lado para abrir a cavidade torácica e alongue os músculos intercostais, os vasos e os nervos encontrados entre as costelas. Por exemplo, levante os braços acima da cabeça e aperte as mãos. Suavemente se incline para a direita, mantendo a posição por alguns instantes. Retorne ao ponto de partida e incline-se para a esquerda, novamente mantendo o alongamento por alguns segundos. Outro alongamento que pode ajudar a aliviar a dor é segurar os batentes de uma porta com os cotovelos dobrados e com o corpo em um ângulo de 90 graus. Com os pés na distância dos ombros, incline-se ligeiramente para frente, sentindo um estiramento, não só nas costas entre as omoplatas, mas ao longo da frente do peito também. Alongue todas as manhãs e todas as noites, repetindo cada passo de três a cinco vezes.
Treinamentos posturais
Você pode encontrar algum alívio da neuralgia intercostal através de exercícios que ajudam a melhorar a postura. Ficar em pé em posição ereta, com os ombros puxados para trás e a pélvis dobrada ligeiramente para baixo pode ajudar. Abra a caixa torácica e alongue os músculos intercostais, colocando os braços ao lado, com os cotovelos tocando o corpo. Estenda as mãos para fora, até os punhos estarem alinhados com o corpo. Pressione suavemente as mãos para atrás, tentando tocar as omoplatas ao mesmo tempo. Pressione as mãos para trás em pequenos movimentos de dez a vinte vezes. Repita esse exercício durante todo o dia ou pelo menos de manhã e à noite para ajudar a liberar a tensão e aliviar a dor.
Referências
Sobre o Autor
Denise Stern is an experienced freelance writer and editor. She has written professionally for more than seven years. Stern regularly provides content for health-related and elder-care websites and has an associate and specialized business degree in health information management and technology.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images