Dosagem de metronidazol para cães
Brandt Luke Zorn: Wikimedia Commons
O metronidazol é administrado a cães para auxiliar no combate a infecções bacterianas intestinais ou ações de protozoários, como a Giárdia. De acordo com o "The Pill Book Guide to Medication for Your Dog and Cat", um cão também deve receber metronidazol após cirurgias em órgãos do sistema digestório para prevenir infecções.
Dosagem
Se o cão estiver sofrendo de infecção por Giardia ou Entamoeba, dê de 7 mg a 14 mg por 500 g do animal durante sete dias. Para doença inflamatória intestinal, a dosagem vai de 5 mg a 7 mg por 500 g do animal, administrada duas a três vezes ao dia. Para infecção anaeróbica, a dose é de 11 mg a 23 mg por 500 g do animal, de duas a quatro vezes por dia. A dosagem para prevenir infecção após cirurgia deve ser discriminada pelo veterinário.
Considerações
Há muitas faixas de dosagens de metronidazol que podem ser administradas aos cães porque devem levar em consideração muitos fatores, e um veterinário se baseará neles para escolher entre o começo ou o final da escala. Se for uma emergência médica, uma maior dose pode ser necessária. Se o animal já estiver tomando outros antibióticos, diminua as doses aplicadas. Idealmente, a menor dose possível deve ser utilizada para evitar efeitos adversos.
Prevenção de náusea
O metronidazol muitas vezes proporciona irritação ao estômago canino. Se o animal vomitar, também estará eliminando o metronidazol. Para prevenir isso, O "The Pill Book Guide to Medicatoin for Your Dog and Cat" sugere que a medicação seja administrada junto com a refeição ou logo após a ingestão dela. O metronidazol também pode ser produzido em tabletes mascáveis, que combinam a medicação com algo para atrair o paladar do animal.
Intervalo
De acordo com Barbara Forney, médica veterinária, náusea e vômitos em cães decorrentes de metronidazol não acontecem imediatamente. Algumas vezes pode levar até doze dias após a administração da primeira dose para a náusea começar. Este também é o período que leva para o cão evidenciar sinais de overdose de metronidazol.
Overdose
Sinais da overdose de metronidazol incluem salivar mais do que o comum, problemas de coordenação, falta de apetite, movimentos alterados dos olhos, cansaço maior do que o habitual, perda de visão, tremores e convulsões. Atualmente não há um teste disponível que indique que o cão está recebendo uma overdose.
Referências
- The Pill Book Guide to Medication for Your Dog and Cat (Kate A.W. Roby, VMD, et al; 1998)
- Metronidazol para uso veterinário, por Barbara Forney, DMV [em inglês]
- Toxicidade do metronidazol em cães, por Dr Dawn Ruben [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Rena Sherwood is a writer and Peter Gabriel fan who has lived in America and England. She has studied animals most of her life through direct observation and maintaining a personal library about pets. She has earned an associate degree in liberal arts from Delaware County Community College and a bachelor's degree in English from Millersville University.
Créditos Fotográficos
Brandt Luke Zorn: Wikimedia Commons