Como editar arquivos SVG no CorelDRAW

••• typing on a computer image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com

Saber como editar arquivos SVG no CorelDRAW abre novas possibilidades para o ilustrador ou designer gráfico. O SVG é uma linguagem baseada em XML e amplamente aceita para visualizar gráficos vetoriais na web. Muitos cliparts estão disponíveis como arquivos SVG. Você pode editá-los no CorelDRAW, adicionar efeitos especiais e depois salvar os arquivos editados no formato nativo do CorelDRAW, em SVG ou em qualquer outro formato de arquivo que o programa suporte.

Passo 1

Abra o CorelDraw. Escolha "Arquivo" > ​​"Novo" para iniciar um novo documento ou clique no ícone da página branca.

Passo 2

Escolha "Arquivo"> ​​"Importar".

Passo 3

Escolha "Arquivos do tipo"> "SVG" para exibir apenas arquivos SVG.

Passo 4

Navegue até a pasta onde o arquivo SVG está localizado. Clique em "Importar".

Passo 5

Clique em qualquer lugar da página em branco para inserir o arquivo SVG. Pressione a tecla "Enter" para colocá-lo no centro da página. Pressione a tecla "Espaço" para usar o posicionamento original do arquivo SVG.

Passo 6

Selecione o gráfico SVG. Escolha "Organizar"> "Desbloquear" (ou "Desbloquear todos os objetos"). Isso faz com que o objeto SVG importado seja editável.

Passo 7

Mantenha o objeto selecionado. Clique em "Organizar"> "Desagrupar" (ou "Desagrupar tudo") para separá-lo. Agora você pode editar o arquivo SVG.

Passo 8

Salve como um arquivo do CorelDRAW usando "Arquivo"> ​​"Salvar como" ou escolha "Exportar" para salvar os gráficos editados em outro formato (incluindo o SVG).

Mais recentes

×