O estrogênio em excesso, combinado com baixos níveis de testosterona em homens, que é chamado dominância de estrogênio, pode causar o crescimento dos peitos e ganho de peso. Homens transexuais conseguem uma aparência feminilizada tomando suplementos de estrogênio, mas alguns deles, sem saber, se tornam estrogênio-dominantes através de dieta e produtos de uso diário.
Efeitos positivos
Os efeitos positivos do estrogênio em homens incluem menos chance de acne, ataque cardíaco e calvície. Esse homônio também ajuda a melhorar a memória curta e a fertilidade.
Efeitos negativos
Alguns dos efeitos negativos do estrogênio em homens incluem uma diminuição do interesse sexual e do crescimento de pelos faciais, um aumento da possibilidade de coágulos sanguíneos e problemas no fígado, e feminilização indesejada. Altos níveis de estrogênio em homens também estão ligados ao câncer de próstata.
Fontes de estrogênio
Alimentos como soja, abóbora, inhame e erva-doce contém fitoestrógenos que imitam os efeitos do estrogênio no corpo. Muitas carnes e produtos lácteos contêm estrogênio artificial. Parabenos, comuns em sabonetes e xampus, também são fitoestrógenos.
Equívocos
Enquanto a testosterona é o principal hormônio masculino, os homens também produzem pequenas quantidades de estrogênio. Ele é necessário para regular a reabsorção de fluidos, e ajuda no desenvolvimento do esperma.
Prevenção
Os homens que são estrogênio-dominantes devem evitar alimentos e produtos estrogênicos. Os cremes naturais de progesterona regulam os níveis de estrogênio e ajudam a proteger a próstata.