Remédios caseiros para tornozelo quebrado

Cuidados com tornozelo quebrado

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Você caiu, tropeçou e foi parar em uma sala de emergência com um tornozelo quebrado. Os ossos ficarão curados com o tempo. No entanto, terá algum desconforto nos primeiros dias -- O que fazer para lidar com ele? O seu médico provavelmente engessará seu tornozelo, sendo necessário o uso de muletas e, se possível, remédios para a dor. Quando você estiver em casa, tome medidas para deixar sua vida mais fácil, para seu tornozelo se curar.

Levante sua perna e coloque gelo

Diminua o inchaço elevando o tornozelo, deixando-o mais alto que o coração a fim de que o sangue escorra da lesão e promova a cura. Mantenha sua perna elevada o mais frequente possível nas primeiras duas a três semanas. Empilhe vários travesseiros na extremidade da cama e fique deitado com o pé apoiado neles. Outra forma de elevar o seu tornozelo é deitando-se no chão, de costas, com o pé em um banquinho. Colocar sacos de gelos no tornozelo ferido também ajuda a reduzir o inchaço. Faça isso por 15 a 20 minutos nos primeiros dias, mesmo se você tiver gesso. Para não molhá-lo, coloque o saco de gelo em uma toalha entre a bolsa e o seu gesso, mantendo-o seco.

Remédios à base de plantas

Algumas ervas e compostos aceleram o processo da cicatrização. Por exemplo o confrei, que promove o crescimento celular e é usado externamente, porém, não deve ser utilizado se estiver grávida ou amamentando. Muitas ervas naturais são encontradas em lojas de comidas saudáveis. Cavalinha regenera os tecidos conjuntivos e é comprada em uma forma de comprimido. Outra erva que ajuda a cicatrizar ossos é a raiz carda, que suporta os hormônios responsáveis pela construção de novos ossos. Ela pode ser comprada em uma forma de chá, extratos ou pílulas. Consulte seu médico antes de iniciar qualquer alternativa ou programa com ervas para garantir que ele não interfira no seu tratamento.

Não fume e alimente-se bem

Fumar pode atrasar o processo da cicatrização. De acordo com o cirurgião ortopédico Cierny George III, a cura pode demorar até cinco meses a mais, caso você fume. Segundo ele, a nicotina e outras substâncias químicas encontradas na fumaça do cigarro prejudicam o oxigênio em atingir o tecido ósseo, atrasando a cicatrização. Coma alimentos nutritivos para acelerar a cura. Iogurte desnatado, sardinha, couve e leite desnatado são alguns dos elementos que estimulam a cicatrização de ossos quebrados.

eHow Brasil
×