Efeitos colaterais da overdose de loratadina

••• Mario Tama/Getty Images News/Getty Images

A loratadina é um anti-histamínico de venda livre vendido sob vários nomes comerciais, incluindo Claritin. Ele é usado para controlar os sintomas de rinite (alergias sazonais) e urticária crônica alérgica (urticária). A dosagem recomendada de loratadina para adultos e crianças de 6 anos ou mais é de 10 mg (em forma de comprimido, xarope ou comprimido dissolvível). Para as crianças de 2 a 5 anos, a dose recomendada é de 5 mg em forma de xarope. Doses superiores a esses valores são consideradas overdoses.

Razões para tomar loratadina

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Loratadina trata os sintomas de alergia, nasais e não nasais, como coceira, espirros, coriza e olhos lacrimejantes. Também trata coceira causada por urticária. No entanto, ela não impede uma reação alérgica grave, como a anafilaxia. A loratadina pode ser tomada conforme a necessidade ou em uma base diária para alergias crônicas. Ela começa a agir dentro de uma a três horas, e seus efeitos duram cerca de 24 horas.

Efeitos colaterais

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Muitas pessoas não têm efeitos colaterais com loratadina ou apresentam apenas os efeitos menores, que podem incluir (mas não estar limitado a) dor de cabeça, hemorragia nasal, boca seca, fadiga e sonolência, e eles podem diminuir à medida que o seu corpo se adapta ao medicamento. Efeitos colaterais mais graves são raros, mas podem incluir nervosismo, diarreia, dor de estômago, erupção cutânea, aumento da frequência cardíaca, icterícia, sensação de desmaio ou convulsão. Chame o seu médico imediatamente se apresentá-los.

Sintomas da overdose de loratadina

Minerva Studio/iStock/Getty Images

Embora overdose com loratadina não seja provável, ela é possível. Ritmo cardíaco rápido, batimento cardíaco forçado, dor de cabeça e sonolência são sintomas que podem ocorrer com doses acima do valor recomendado. Você também pode sentir palpitações e sintomas extrapiramidais (tremores, espasmos, agitação). Os sintomas podem também depender de outros fatores, como se a ingestão de quaisquer outros medicamentos com a loratadina.

O que fazer em uma overdose de loratadina

sinan ışık/iStock/Getty Images

Chame o seu médico imediatamente em caso de overdose de loratadina. Você também pode ligar para um centro de controle de intoxicações. Para neutralizar a overdose de loratadina, pode ser dado a você xarope de ipeca para induzir o vômito, depois carvão ativado para absorver o medicamento remanescente no estômago, ou você pode precisar fazer lavagem estomacal. Se a ingestão não foi recente, poderá receber tratamento sintomático até o desaparecimento dos sintomas, que pode incluir administração de fluidos intravenosos e medicamentos para dor de cabeça, frequência cardíaca e inquietação.

Precauções

Catherine Yeulet/iStock/Getty Images

A loratadina pertence a uma classe de anti-histamínicos não sedativos, ou seja, é menos sedativa do que outros medicamentos semelhantes. Cuidados devem ser tomados ao realizar atividades que requerem estado de alerta mental até saber como loratadina irá afetá-lo. Se tiver doença renal ou hepática, consulte seu médico antes de tomá-la. Não deixe de ler a bula para saber todas as precauções e instruções de uso.

Mais recentes

×