Como eliminar os musgos da calçada

••• flashfilm/Photodisc/Getty Images

O musgo é um tipo de planta terrestre comum em ambientes úmidos com sombra. Calçadas normalmente oferecem este ambiente e rapidamente ficam cobertos, criando um risco à saúde por causa de sua superfície escorregadia. Mate o musgo da calçada com técnicas que não danificam o concreto e restaure a aparência de sua fachada.

Passo 1

Use uma lavadora de alta pressão para limpar a calçada. Esta opção é a melhor para aqueles que querem evitar o uso de herbicidas e produtos químicos. A lavadora removerá completamente o musgo e a poeira, sujeira e manchas suaves. Colete o musgo descolado com uma pá. Junte uma pilha e deixe no sol para secar, matando as plantas com eficácia. Descarte o musgo ou adicione-o à compostagem.

Passo 2

Borrife uma camada fina de sabão em pó sobre o musgo. Normalmente, meia xícara de sabão em pó para meio metro quadrado é o suficiente. Esta é a melhor opção para aqueles que querem uma técnica com ingredientes domésticos. O sabão matará o musgo em 24 horas. Lave a calçada com uma mangueira depois da aplicação, pois o sabão pode deixar a calçada escorregadia.

Passo 3

Aplique um herbicida para musgo. Esta opção é melhor para quem tem muito musgo crescendo e desejam uma solução rápida. A maioria dos herbicidas é eficaz para as calçadas. Evite produtos formulados com sulfato de ferro, que pode manchar a superfície de concreto.

Passo 4

Borrife o musgo com cloreto de potássio. Este é o melhor modo para eliminar pequenas colônias e não danificar a cobertura da calçada. O enxague não é necessário.

Mais recentes

×