Como limpar mofo e bolor de uma calçada de concreto

••• brown and white house image by Stephen Orsillo from Fotolia.com

Na natureza, o mofo e o bolor têm uma função, que é ajudar na decomposição das folhas e outros detritos vegetais. Lugares quentes e úmidos são os mais propícios para o surgimento de mofo e bolor, portanto, se você vive em uma região com essas características, esporos desses fungos podem estar espalhados por todos os cantos. Caso o mofo afete sua calçada, ele não irá somente deixá-la suja e com um visual desagradável, mas o fungo poderá também grudar em seus sapatos e ser transportado para dentro de sua casa, onde poderão causar problemas mais graves. Remover mofo e bolor de sua calçada é uma tarefa demorada, porém não muito difícil.

Passo 1

Lave a área afetada pelo mofo com uma mangueira para umedecê-la e impedir que os esporos do fungo sejam espalhados no ar e cheguem em você.

Passo 2

Esfregue a área com uma escova ou vassoura áspera para desgrudar o mofo da calçada.

Passo 3

Enxágue o local com a mangueira para retirar o mofo do cimento.

Passo 4

Coloque uma quantidade generosa de sabão em pó sobre a área manchada de mofo.

Passo 5

Esfregue o sabão em pó no cimento com a escova ou vassoura para remover a mancha.

Passo 6

Enxágue novamente o local e deixe-o secar completamente. Se a área mofada estiver em uma parte coberta por sombras da calçada, onde o sol não poderá ajudar a água a evaporar rapidamente, seque-a o máximo possível usando uma toalha. Em seguida, coloque bicarbonato de sódio sobre o local para que ele absorva a umidade, varrendo-o de sua calçada assim que a área estiver seca.

Mais recentes

×