Como emendar um fio de cobre a um de alumínio

••• wire nuts image by Paul Moore from Fotolia.com

Pode ser necessário conectar, ou emendar, um fio a alumínio a um de cobre na hora de instalar um novo circuito ou trocar um forno elétrico. Tenha cuidado especial na hora de fazer a emenda, já que a conexão entre cobre e alumínio, se mal feita, pode ser instável. Isso pode corroer o fio e gerar superaquecimento, que pode causar incêndios. Analise os fios com cuidado antes de emendá-los. Os fios de alumínio são encontrados em casas mais antigas, mas alguns eletricistas ainda os utilizam para ligar fornos.

Passo 1

Descasque 1,2 cm do isolamento dos fios que deseja emendar com o descascador de fios.

Passo 2

Insira o fio de cobre e o de alumínio na abertura do parafuso de emenda de fios. Verifique se os fios estão corretamente inseridos nos espaçadores em seções separadas. Verifique também a conexão entre os fios e o parafuso de emenda para garantir que os fios estejam livres do isolamento. Do contrário, corte mais um pedaço dele para garantir o contato com o parafuso.

Passo 3

Aperte a porta no parafuso até que os fios estejam presos. Utilize duas chaves inglesas (uma no parafuso e outra na porca). Tome cuidado para garantir que a conexão está extremamente firme; o alumínio expande-se e contrai-se com mais facilidade que o cobre e pode soltar a conexão com o tempo.

Passo 4

Teste a conexão puxando os fios, eles não devem ceder. Se necessário, aperte mais.

Passo 5

Enrole a conexão com fita isolante até cobrir todo o metal. Sobreponha as camadas de fita durante a aplicação.

Mais recentes

×