Como encolher sapatos de couro

••• shoes image by Podfoto from Fotolia.com

Se você possui um par de sapatos de couro que está grande demais, é possível concertá-lo encolhendo o material. A maioria dos vendedores de calçados recomenda que os calçados, quando molhados, não sejam secos utilizando alguma fonte de calor, pois esse processo resulta em seu encolhimento. No entanto, esse conselho pode ser usado a seu favor. Qualquer tentativa de encolher sapatos deve ser feita de lentamente, pois, a maioria dos modelos de couro pode ser danificada com facilidade pela água e pelo calor.

Passo 1

Retire as palmilhas do sapado e deixe-as de lado.

Passo 2

Borrife os sapatos com água limpa, até que fiquem molhados, mas não encharcados. Quando em excesso, a água pode estragar a cor e a textura do couro.

Passo 3

Deixe-os no sol para secar. Caso isso não seja possível, seque-os com um secador na potência mínima. Conforme os sapatos estiverem secando, experimente-os várias vezes. Se eles já encolheram o suficiente, calce-os e caminhe com eles até que sequem por completo e possam se moldar aos pés.

Passo 4

Quando eles estiverem secos, troque as palmilhas. Se os sapatos estiverem completamente secos e ainda continuarem grandes, repita o processo, borrifando água sobre eles novamente. Entretanto, dessa vez, eles devem ser secos com a potência maior do secador ou em uma secadora de roupas na potência mínima. Se eles forem secos na secadora, amarre um cadarço em cada sapato e prenda-os na porta para que não fiquem batendo na lateral da máquina durante o processo.

Passo 5

Se isso funcionar, utilize um condicionador de couro para ajudar a deixar os sapatos mais macios. O processo de secar e encolher os calçados pode ser desgastante, deixando o material rígido e rachado.

Passo 6

Caso o processo não funcione, leve os calçados para uma sapataria. Lá, alguém que possui experiência com couro poderá informá-lo se é possível encolhê-los e, em caso positivo, poderá realizar o processo adequado sem danificá-los.

Mais recentes

×