Como usar um secador de cabelos para remover rugas em assentos de couro

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os assentos de couro costumam ser vistos como símbolos de luxo, especialmente em um carro. Independente do local, um assento de couro poderá criar rugas que podem depreciar a sua aparência. Essas rugas podem ser um sinal de que o couro está sendo danificado pelo ambiente. Felizmente, é possível removê-las sem que seja necessário enviar o assento para uma limpeza a seco ou a algum profissional de manutenção de couros. Usar um secador de cabelos para remover essas rugas restaurará rapidamente a aparência original sem gastar dinheiro.

Passo 1

Limpe o assento de couro com sabão neutro e água ou uma solução específica para limpeza desse material. Use um pano para enxaguar e secar o assento para que os resíduos do sabão ou solução de limpeza não fiquem na superfície.

Passo 2

Verifique os assentos de couro e encontre todos os locais que possuem rugas.

Passo 3

Ligue o secador de cabelo na configuração mais quente e forte.

Passo 4

Posicione a extremidade do secador de 20 a 25 cm de distância da superfície enrugada. Mova o secador para frente e para trás para que o ar quente não atinja uma única porção do couro por muito tempo, evitando queimaduras.

Passo 5

Aguarde até que as rugas desapareçam. O ar quente do secador irá encolher o couro gradualmente, deixando a sua superfície mais firme e removendo efetivamente as rugas. Os secadores de cabelos operam a uma temperatura mais baixa do que as pistolas de calor profissionais, que são normalmente usadas nesses procedimentos. Por esse motivo, o processo poderá levar vários minutos até que as rugas desapareçam.

Passo 6

Aplique uma camada leve de solução condicionadora para couros e esfregue-a na superfície. Isso ajuda a proteger o couro contra o ambiente, prevenindo ou evitando futuras rugas. Lustre suavemente o couro usando um pano. Um condicionador para couros de alta qualidade poderá custar mais caro, mas possui menos cera e pode prolongar a vida do material. Esses produtos podem ser comprados em lojas automotivas locais ou online (veja em Recursos).

Mais recentes

×