Como encontrar pontos de fuga na arte

••• Rebecca Van Ommen/Lifesize/Getty Images

Artistas que se interessam por imagens realistas usam pontos de fuga para aprimorar a parte verídica da cena. Pontos de fuga dão a ilusão de uma cena tridimensional, fazendo com que objetos apareçam mais distantes do espectador, tornando-os menores. É fácil encontrar pontos de fuga em fotografias de paisagens. Pinturas de cidades e retratos em geral também usam essa técnica.

Passo 1

Encontre uma linha ou um objeto na peça que esteja na horizontal e nivelado dentro do contexto da imagem. Objetos como esses podem incluir grades, caixas, estradas ou construções.

Passo 2

Cubra a imagem com um pedaço de papel vegetal. Mantenha o papel plano, para que você possa ver a cena através das fibras.

Passo 3

Trace o objeto horizontal sobre o papel manteiga. Trace também algumas linhas ou objetos que estejam paralelos a ele. Todas essas linhas devem parecer convergir em algum lugar distante.

Passo 4

Mude o papel manteiga da imagem para uma folha de papel maior. Estenda as linhas traçadas de forma reta além dos limites do papel manteiga, acima do papel grande. Use uma régua para estender as linhas até que se encontrem. Onde elas se encontram é o ponto de fuga da peça.

Passo 5

Mova o papel manteiga e coloque a imagem real sobre o papel grande. Agora, as linhas dos objetos horizontais na imagem devem parecer se estender sobre o papel grande. Memorize de onde o ponto de fuga está em relação à imagem. Observe como, às vezes, não é realmente a peça em si.

Mais recentes

×