×
Loading ...

Como encontrar o raio de um círculo, dado seu arco

A matemática do Ensino Médio oferece um grande número de desafios aos estudantes e as regras irregulares de cálculos aplicados a formas circulares não são o menor deles. Contudo, o aprendizado dessas regras é importante, visto que se tornam muito necessárias posteriormente, em especial para carreiras como engenharia e física. Um problema comum é encontrar as dimensões de um círculo quando é dada apenas uma parte de sua forma. Esse desafio pode ser facilmente resolvido por qualquer um.

Instruções

Uma régua é útil para desenhar linhas retas e medir distâncias (ruler image by Albo from Fotolia.com)
  1. Conecte as extremidades do arco desenhando uma linha com a régua e o lápis. Meça a distância entre essas extremidades -- que será referida como a largura na equação seguinte.

    Loading...
  2. Encontre o centro dessa linha com a régua e marque-o com um lápis. Em seguida, meça, com a régua, a partir dessa marca, até o topo do arco. Isso pode ser feito mantendo a régua nessa marca e virando-a para a direita e a esquerda, a fim de encontrar a maior distância entre a marca e o arco. Essa medida será referida como a altura na equação seguinte.

  3. Formule uma solução matemática no bloco de notas para encontrar o raio, baseado nas duas distâncias medidas. A fórmula é a altura (A) dividida por dois, somada ao quadrado da largura (L), dividido por oito vezes a altura. Em termos matemáticos: A / 2 + L * L / 8 * A. Por exemplo, se a altura for 2 e a largura for 8, obtém-se: 2 / 2 + 8 * 8 / 8 * 2 = 1 + 64 / 16 = 1 + 4 = 5. Logo, o raio do arco desse círculo é 5.

Loading...

Dicas

  • Se for necessário apenas desenhar o raio, ao invés de encontrar seu valor matematicamente, isso pode ser feito com uma régua, lápis e compasso. Simplesmente conecte quaisquer três pontos do arco com duas linhas retas e trace duas novas linhas, no ponto central e perpendiculares às anteriores. O ponto em que essas duas linhas se cruzam é o centro do arco. Portanto, uma linha entre esse centro e qualquer ponto do círculo será o raio.

O que você precisa

  • Régua
  • Lápis
  • Bloco de notas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...