Como encurtar um colar

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Encontrar um colar do qual você goste, mas perceber que ele é muito longo, pode ser frustrante, contudo, dependendo do material usado, é possível encurtá-lo com algumas ferramentas básicas. Para aqueles de correntes, pode-se fazer isso sem o uso de nenhum material extra, mas, os com confeitos, com couro, camurça ou fibra, podem exigir o uso delas.

Colar de corrente

Passo 1

Corte o elo que liga a corrente ao fecho, com o cortador de fio, e remova-o do elo quebrado. Repita isso com o outro lado.

Passo 2

Remova um comprimento de corrente igual de cada lado do fecho, pegue o elo de cada lado diminuído com o alicate de ponta fina e o de ponta redonda. Torça-os, para abrir o elo.

Passo 3

Amarre o elo aberto pelo buraco na base do fecho e faça o movimento reverso para fechá-lo novamente. Repita isso com o outro lado do colar. Se os elos forem soldados, conecte as extremidades ao fecho aos elos de metal.

Colar com confeitos

Passo 1

Corte o fio com o alicate de cada lado do fecho. Remove o excesso de fio e retire um número igual de confeitos dos lados, até chegar à medida desejada.

Passo 2

Passe um passador de confeitos em um dos fios. Passe a ponta por um dos lados e de volta pelo passador. Puxe o fio para apertar a volta e prendê-la no lugar. Repita isso com a outra extremidade do colar.

Passo 3

Corte o fio do comprimento deixando 25 cm a mais do que desejar, caso queira diminuir apenas 5 cm do colar, mas não tenha fio extra para prender no fecho. Passe uma extremidade do fecho pelo novo segmento de fio, como descrito no passo dois, colocando novamente os confeitos e fechando a outra metade do fecho.

Colares de fibra

Passo 1

Corte um comprimento igual do material nas duas extremidades do colar, usando cortadores de fio ou uma tesoura afiada.

Passo 2

Coloque uma ponta do material em uma extremidade do fio e prenda o centro, para deixá-lo seguro. Repita isso com a outra ponta.

Passo 3

Coloque um elo em cada ponta da abertura com os dois alicates e torça-os, para abri-lo. Passe uma extremidade do fio e um dos lados do fecho pelo elo e faça o movimento inverso para fechá-lo. Repita com o outro lado do colar.

Mais recentes

×