Como encurtar o fio de uma luminária pendente

••• lamp image by martini from Fotolia.com

As luminárias pendentes são tradicionalmente usadas na sala de jantar, acima da mesa. Se a luminária pendente estiver instalada corretamente, ela deve ficar a aproximadamente 90 cm acima da mesa. Um problema surge quando você resolve usar sua sala de jantar para outro propósito e a luminária se torna um risco na sala. Você pode encurtar o fio de sua luminária pendente de modo que possa passar andando debaixo sem bater a cabeça.

Passo 1

Desligue a força em sua luminária desativando o disjuntor que fornece eletricidade para o circuito no painel elétrico principal.

Passo 2

Remova a porca presa ao parafuso de suporte que prende o dossel ao teto. O dossel cobre a caixa elétrica e a fiação da luminária pendente. O parafuso de suporte prende-se ao primeiro elo da corrente no teto e tem rosca na parte externa onde a porca se prende. A remoção do dossel expõe a fiação do teto.

Passo 3

Teste para verificar se a energia foi desligada em sua luminária. Use um medidor elétrico e toque uma das pontas de prova no fio preto dentro do conector e a outra ponta de prova em qualquer metal na caixa elétrica. Se sua energia foi desativada corretamente, a luz de seu medidor não vai acender.

Passo 4

Desconecte os fios dentro da caixa elétrica. Antes de desconectá-los, use um pedaço de fita isolante para rotular o fio da luminária ligado ao fio preto dentro da caixa elétrica. Remova os conectores do fio preto e do fio branco dentro da caixa elétrica, soltando a luminária. O parafuso de suporte vai estar rosqueado em um bocal preso à caixa elétrica na barra de sustentação da luminária. Gire o parafuso de sustentação no sentido anti-horário, removendo-o do bocal rosqueado e soltando a luminária do teto. A barra de sustentação da luminária é uma peça plana de metal que fica presa à caixa elétrica e é onde fica o bocal rosqueado.

Passo 5

Abra o elo da corrente que está presa ao parafuso de sustentação. Use um alicate e enrole o elo em um pano macio para não danificar o acabamento da corrente. Remova elos o suficiente da corrente para encurtar a luminária até o tamanho desejado. Abra um elo da corrente para remover o excesso de corrente e feche esse elo em torno do parafuso de suporte.

Passo 6

Puxe o fio da luminária através da parte superior do parafuso para remover o excesso de fio na corrente. Note qual lado do fio da luminária você rotulou com a fita isolante. Remova o excesso de fio usando um cortador de fio e desencape 1,3 cm do isolamento de cada fio da luminária.

Passo 7

Passe o fio da luminária pelo bocal da caixa elétrica e parafuse o parafuso de suporte nele. Instale um conector alaranjado no fio preto e no fio que você rotulou com a fita isolante, juntando-os. Coloque outro conector alaranjado no fio branco e no fio restante da luminária. Coloque o dossel por cima do bocal contra o teto e aperte a porca no parafuso de suporte.

Passo 8

Ligue o fornecimento de eletricidade do circuito acionando o disjuntor no painel elétrico principal.

Mais recentes

×