Como encurtar as mangas de um blazer esportivo
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As duas coisas que definem uma manga com caimento perfeito são o comprimento e a largura, de acordo com o livro "The Perfect Fit: The Classic Guide to Altering Patterns". A manga do blazer deve ser larga o suficiente para acomodar o braço, mas não deve ficar muito apertada, já que ela deve permitir que o indivíduo use uma camisa ou um suéter leve por baixo. Uma manga tradicional também deve se estender até o pulso – um comprimento que permite que a camisa ou blusa fiquem visíveis. Consertar uma manga que esteja muito comprida pode ser fácil usando o conhecimento e as ferramentas certas.
Instruções
Step 1
Vista o blazer e meça o comprimento correto da manga – que deve ser na altura do pulso. Então, coloque um alfinete na manga para indicar o comprimento desejado. Pode ser mais fácil se você tiver outra pessoa para colocar o alfinete, já que pode ser difícil para algumas pessoas medir e colocar o alfinete enquanto estiverem vestindo o blazer.
Step 2
Tire o blazer e vire-o do avesso. É provável que o blazer tenha um forro do lado de dentro, já que a maioria deles é forrada com um tecido mais fino. Use o giz para traçar a nova linha da bainha no forro de dentro – tirando os alfinetes um por vez.
Step 3
Retire a costura original usando um desfazedor de costuras. Em muitos casos, o forro é costurado ao material exterior do blazer usando o que é conhecido como costura cega ou invisível. Para remover essa costura, puxe os dois tecidos em direção oposta na bainha da manga, e a costura vai ficar visível. Remova a costura cuidadosamente, soltando o tecido exterior do blazer de seu forro.
Step 4
Dobre a base da manga para criar uma bainha nova. Começando com a manga do blazer, dobre uma linha nova de bainha para dentro usando o giz como diretriz. Quando o tecido exterior estiver dobrado, dobre o forro para dentro de forma que todo o tecido em excesso fique entre o blazer e o forro. A bainha do forro deve ser dobrada cerca de 1,25 cm mais curta para que o tecido do blazer fique visível. Isso ajuda a garantir que o forro não apareça quando o blazer estiver virado do lado certo.
Step 5
Certifique-se de que todo o tecido na área da bainha da manga esteja plano, e prenda o forro ao blazer com alfinetes para manter no lugar. Se houver qualquer dobra, distribua o tecido para que a manga fique plana. Quando a manga estiver plana, e a bainha nova, alfinetada, passe a bainha para fazer um vinco permanente.
Step 6
Coloque uma linha na agulha e faça uma costura cega para prender o forro da manga de volta ao blazer. A costura cega é feita entre as dobras dos dois materiais pegando um pedacinho do tecido do forro com a agulha antes de pegar um pedacinho do tecido do blazer. A costura em zigue-zague é feita com o tecido extra que está enfiado entre os dois materiais. Então, essa costura não deve aparecer no tecido do forro nem no tecido do blazer.
Step 7
Vire o blazer para o lado certo e passe-o normalmente. Quando as duas mangas tiverem sido encurtadas, passar o blazer é um toque final que deve suavizar qualquer dobra ou ruga que tenha ficado do processo de virar o blazer. Além disso, passar o blazer pode acrescentar um vinco extra para a nova bainha da manga.
Referências
- "The Perfect Fit: The Classic Guide to Altering Patterns"; Creative Publishing International; 2005 [em inglês]
Sobre o Autor
B. Maté has been reporting on creative industries since 2007—covering everything from Fashion Week to the latest artist to wow the Parisian art scene. Her experience stems from a marketing background, with more than 12 years of experience consulting fashion-forward entrepreneurs.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images