Como endireitar madeira empenada

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

As pessoas muitas vezes pensam que uma tábua deformada é inútil e acabam descartando-a. No entanto, dependendo da severidade do empenamento, a madeira pode ser endireitada e se tornar útil. Os itens mais importantes para reparar uma peça empenada de madeira são um belo dia ensolarado e tempo. Um benefício adicional é que, enquanto o trabalho estiver em andamento, você pode sair e fazer outra atividade. Esse processo funciona em tábuas de madeira ou painéis de qualquer tamanho.

Passo 1

Leve a madeira empenada para o lado de fora em um dia quente e ensolarado, com pouca ou nenhuma chance de chuva.

Passo 2

Umedeça uma parte do gramado com uma mangueira. Molhe uma área que permanecerá ensolarada na maior parte do dia e que seja ligeiramente maior do que a peça de madeira. Regue bem a superfície, sem deixar água parada.

Passo 3

Coloque o pedaço de madeira no centro da área molhada. Posicione-o de modo que a parte côncava fique voltada para baixo, em direção à grama, formando um U invertido com aparência de um arco de cúpula. Dependendo da gravidade do empenamento, apenas as bordas de madeira tocarão o solo.

Passo 4

Deixe a madeira de lado durante o dia. Quando o sol se pôr ou as nuvens o encobrirem, mova a madeira para uma garagem ou porão que seja relativamente livre de umidade.

Passo 5

Esfregue a condensação da madeira com uma toalha ou pano e examine-a. Determine se o empenamento está suficientemente corrigido ou se um segundo tratamento é necessário em outro dia ensolarado.

Passo 6

Coloque a madeira horizontalmente sobre uma superfície nivelada e seca na mesma orientação que foi colocada na grama, com o lado côncavo virado para baixo.

Mais recentes

×