×
Loading ...

Como endossar um cheque

Endossar um cheque significa assinar atrás dele com a finalidade de descontá-lo, depositá-lo ou assiná-lo para dar a outra pessoa. Aprender em como endossar um cheque é uma importante lição a ser aprendida no início da sua vida financeira. Há muitos modos diferente de se endossar um cheque, dependendo do que se pretende fazer, uma vez que o endossou.

Instruções

Como endossar um cheque (signing check image by jovica antoski from Fotolia.com)

    Como fazer o endosso

  1. Vire o cheque de forma que você veja o verso dele. Procure por um linha ou algumas delas, geralmente com a frase do tipo "endosse seu cheque aqui". Se não houver linhas, procure por um espaço em branco escrito "Não escreva, carimbe ou assine abaixo dessa linha". Vire o cheque em 90º, de forma que esse espaço esteja na parte de cima.

    Loading...
  2. Assine seu nome, da mesma forma que está escrito na parte da frente do cheque, em cima da linha. Isso é chamado de endosso em branco e pode ser usado para descontá-lo, depositá-lo ou dá-lo para alguém que irá descontá-lo ou depositá-lo.

  3. Inclua a frase "Somente para depósito" ou "Para depósito na conta número XXXX", acima ou abaixo da sua assinatura, se planeja depositar o cheque.

  4. Escreva a frase "Pague em ordem de" acima da linha, escreva o nome da pessoa na segunda linha e assine com sua assinatura na terceira linha quando o cheque for passado para outra pessoa. Essa pessoa pode endossar o cheque assinando o nome dela abaixo da sua assinatura.

Loading...

Dicas

  • Sempre use uma caneta que não possa ser apagada para endossar cheques. Se seu nome estiver incorreto na parte da frente do cheque, primeiro assine o nome como aparece e depois assine novamente com o nome correto. Para endossar um cheque em nome de uma criança menor de idade, primeiro escreva o nome da criança. Embaixo dele escreva "Por", assine seu nome e escreva "Pai/Mãe" entre parenteses depois da sua assinatura.

Aviso

  • Não endosse cheque com endossamento em branco até que imediatamente antes queria depositar ou descontá-lo. Se o cheque for perdido ou roubado, qualquer um poderá descontá-lo ou depositá-lo-lo na sua própria conta.
  • Não escreva abaixo da linha que diz "não escreva, carimbe, ou assine abaixo dessa linha".
Loading ...
Loading ...