×
Loading ...

Como ensinar um adulto a ler

Ensinar um adulto a ler, ao mesmo tempo que é uma empreitada que vale a pena e compensa, apresenta desafios não encontrados no ensino da leitura para uma criança ou adolescente. Com um pouco de prática, conselhos sensatos de boas fontes e alguma informação prévia, o processo de ensinar um adulto a ler pode ser recompensador tanto para o professor como para o aluno.

Instruções

Ensinar um adulto a ler pode ser recompensador tanto para o aluno como para o professor (Todd Warnock/Digital Vision/Getty Images)
  1. Conquiste a confiança do aluno. Aprender a ler pode ser um processo difícil para o aluno adulto. Como resultado de se sentir "atrasado" ou de alguma forma menos inteligente do que quem sabe ler, o aluno adulto pode ficar um pouco defensivo ou fechado a princípio. É importante criar uma sensação de confiança entre o professor e o aluno, conversando diariamente, demonstrando autoridade e credibilidade sem ser condescendente e tratando o aluno como igual e parceiro importante no processo de aprendizado.

    Loading...
  2. Avalie as habilidades e atitudes do aluno. Ao ensinar um aluno a ler, pode ser útil empregar algumas ferramentas de diagnóstico. Várias editoras acadêmicas e instituições especializadas em educação continuada oferecem materiais para medir as capacidades de um aluno. Esse processo também pode ser conduzido de uma forma menos formal e custosa simplesmente falando com o aluno sobre sua história e experiências e tentando alguns exercícios de leitura.

  3. Vá devagar. Aprender a ler quando se é adulto é bem diferente de aprender quando se é criança. Enquanto uma criança normalmente aprende rapidamente e não tenha nenhum preconceito, um adulto pode ter que lidar com mais frustrações ou noções preconcebidas. Avalie a frustração e o nível de energia do aluno no decorrer das aulas de leitura e ajuste sua instrução de acordo.

  4. Torne o material aplicável à vida cotidiana. Lembrar os alunos para levar seu novo conhecimento para a vida diária é uma ótima forma de incentivá-los a praticar a leitura. Por exemplo, peça-lhes para pegar três exemplos de uma palavra ou frase em particular no decorrer do dia e falar sobre isso depois.

  5. Reúna uma variedade de material didático. Explorando uma grande variedade de material de ensino disponível você pode se deparar com coisas que nunca levou em conta. As fontes de materiais didáticos podem ser editoras educacionais ou uma biblioteca local, de fácil acesso. Alguns materiais para ter em mente incluem livros de leitura fácil com imagens e livros didáticos, que incluem exercícios e cartas ilustradas.

  6. Aborde as necessidades de aprendizes individuais. Assim como os professores do ensino básico, fundamental e médio atendem às necessidades de alunos que aprendem melhor visual, auditiva ou cinestesicamente, é importante fazer o mesmo quando se ensina um adulto a ler. Preste bastante atenção à retenção e compreensão do aluno e tente descobrir se ele responde melhor a material visual, auditivo ou atividades práticas.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...