Como fazer alunos cinestésicos se concentrarem

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Alunos cinestésicos podem ser um desafio em sala de aula, já que não respondem bem às atividades padrão, tais como ler, ouvir palestras ou assistir a um vídeo. Eles aprendem melhor através de atividades práticas e, quando não têm um ambiente que se encaixe com seus estilos de aprendizagem, eles tendem a perder o foco, ficar inquietos e se tornar uma distração, porque não ficam parados.

Ensinar um aluno cinestésico a se concentrar não é sobre foco em si, mas sobre o fornecimento de atividades em um ambiente que seja propício à aprendizagem cinestésica.

Passo 1

Identifique o aluno cinestésico. Essa criança se comunica com linguagem corporal, gosta de tocar em objetos, tende a andar e falar lentamente e gosta de se vestir para ter conforto. Trata-se de uma criança que faz por conta própria, que aprende melhor através de tentativa e erro. Ela normalmente é coordenada e se destaca em educação física e esportes. Quando entediado, o aluno cinestésico se agita e parece distraído.

Passo 2

Proponha atividades de manipulação que complementem a lição. Quando um aluno cinestésico pode mover e manipular objetos, a compreensão melhora. Exemplos de manipulações incluem blocos de frações, cartões de memória, moedas e desenho, e materiais de arte.

Passo 3

Pare a palestra ou vídeo periodicamente e faça uma atividade. Alunos cinestésicos processam informações em blocos, pois eles perdem o foco quando são forçados a assistir a um longo vídeo ou ouvir uma palestra. Por exemplo, pare de ensinar uma lição sobre o sistema solar e crie um sistema solar usando os estudantes como os planetas e o sol. Faça-os encenar um dia de rotação em torno do sol.

Passo 4

Escolha livros que sejam orientados com ação para um aluno cinestésico. Permita que ele execute, silenciosamente, a ação em sua área de leitura, o que o manterá focado no livro. Muitos alunos cinestésicos se beneficiam traçando imagens ou seguindo-as com um dedo. Essas estratégias melhorarão o foco na leitura, muitas vezes um tema desafiador para esse tipo de aluno.

Passo 5

Deixe o aluno cinestésico aprender ao fazer uma atividade física. Por exemplo, se a classe estiver memorizando algo, peça ao aluno para repetir as palavras ao fazer polichinelos. Isso canalizará o seu foco no tema em questão e dará a atividade física de que ele precisa.

Mais recentes

×