×
Loading ...

Como ensinar os alunos do 3ª ano a escreverem uma carta amigável

As cartas manuscritas tornaram-se uma arte perdida para os jovens nesta época de textos, e-mails e webcams. Considere uma troca de correspondências para ajudar os alunos a aprenderem o prazer de enviar e receber cartas amigáveis. Inclua envio de cartas escritas em caligrafia, nos métodos de comunicação ou de acordo com a região. Ao invés do tradicional: "O que eu fiz nas férias?" ou relatórios de livros padrão, instrua os alunos a escreverem cartas a amigos descrevendo suas férias ou um livro que tenham lido.

Instruções

Os alunos do 3º ano podem começar a receber cartas amigáveis de seus amigos por correspondência (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Converse com os alunos sobre como os amigos se comunicavam antes dessa época de mensagens de texto, mensagens instantâneas e e-mails. Mostre a eles exemplos de cartas amigáveis de fontes como Letter Writing Guide (Guia para escrever carta -- letterwritingguide.com -- ver referências) ou The Writing Lover's Website (O site dos amantes da escrita -- writing-lovers.com -- ver referências), ou de sua coleção pessoal.

    Loading...
  2. Faça um cartaz grande contendo os elementos de uma carta amigável: data, saudação, corpo, despedida e assinatura. Descreva cada elemento e use o cartaz para ensinar aos alunos a sequência correta em uma carta.

  3. Crie um modelo de carta com linhas em branco para os alunos preencherem. Encaminhe-os a completar as planilhas fornecendo as informações relevantes. Os sites education.com e readwritethink.org (veja referências) oferecem planilhas impressas com várias ideias que ajudam os alunos a completarem corretamente a carta. Reúna e avalie as planilhas e devolva-as aos alunos. Reveja-as na sala de aula, lembrando os alunos qual informação pertence a cada parte.

  4. Dê aos alunos materiais para escreverem a carta. Explique que escrevê-la à mão, ao invés de fazê-la no computar, torna-a mais pessoal. Diga aos alunos que isso é uma oportunidade de praticarem a caligrafia.

  5. Direcione os alunos a escreverem uma carta para um amigo da mesma idade ou para um parente. Dê a eles três ou quatro temas para as cartas: a experiência no acampamento de verão, a descrição do livro ou filme preferido ou como aproveitou a excursão da escola. Diga aos alunos que as cartas devem incluir todos os elementos do cartaz, na sequência correta.

  6. Leia várias cartas em voz alta para a sala, sem revelar a identidade do escritor. Identifique os tipos de palavras e frases que tornam a carta interessante para o leitor. Peça aos alunos para sugerirem ideias para melhorar as próximas cartas e, depois, envie-as.

  7. Proponha uma troca de cartas com amigos de correspondência de outro estado. Ajude os alunos a pesquisarem e estabeleça conexões seguras com colegas de longe. Continue a troca de cartas durante o ano escolar. Reveja as cartas dos alunos durante o ano, para recomendar mudanças e melhorias e garantir que o conteúdo é apropriado.

Loading...

O que você precisa

  • Exemplos de cartas
  • Cartolina
  • Marcadores
  • Planilhas de modelo de cartas
  • Artigos de papelaria e implementos de escrita

Referências

Loading ...
Loading ...