×
Loading ...

Como ensinar matemática para crianças com deficiências mentais

Ensinar a alunos de educação especial tem desafios únicos. No entanto, é importante ensinar habilidades matemáticas a estes alunos por muitos dos mesmos motivos porque é importante que outros alunos recebam tais instruções. Estudar matemática aumenta a habilidade cognitiva e ajuda com habilidades básicas da vida, como fazer transações cotidianas enquanto consumidor. Para ensinar matemática a uma turma de educação especial você deve desenvolver um plano de aula adaptado às necessidades, habilidades e limitações específicas dos alunos com deficiências mentais.

Instruções

Jogos são uma forma de ensinar matemática a alunos com dificuldades (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Formule uma série de metas ou objetivos para a aula de matemática. Ela deve ser compreensível o suficiente para servir ao propósito de educar, e não avançada demais para os alunos com deficiências mentais.

    Loading...
  2. Introduza operações simples de matemática como aritmética. Comece explicando a importância de aprender habilidades básicas de matemática para a vida e para o trabalho.

  3. Use jogos e exercícios divertidos para ensinar lições de matemática. Por exemplo, é possível passar sacos plásticos com moedas de valores diferentes e pedir que seus alunos somem os números dos valores das moedas para igualar à data. Essa atividade tem benefícios múltiplos, pois treina o domínio do calendário, a habilidade de lidar com dinheiro e a aritmética.

  4. Jogue bingo com seus alunos. Bingo é um jogo simples cujas regras são de fácil compreensão e que ensina o reconhecimento de números e treina a atenção.

  5. Incorpore jogos simples envolvendo cartas e números.

  6. Simule situações da vida real nas quais os estudantes compram algo em uma loja. Treine a soma de preços e a descoberta de como calcular o troco que deve ser recebido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...