Como ensinar matemática a crianças de 7 anos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Muitas crianças têm dificuldades para aprender matemática. Por ser uma matéria muito importante, o estudante que fica para trás no primeiro ano fica destinado muitas vezes a ser “devagar” na disciplina pelo resto de sua vida escolar. Mas não precisa ser assim. Com esforço e boa vontade, você pode ajudar uma criança de 7 anos a se aperfeiçoar em matemática básica. Mas tenha certeza de que ela esteja interessada em aprender o que você tem a ensinar. Caso contrário, seu trabalho será em vão e a criança ficará apenas encarando livros e cadernos sem compreender o que você diz.
Teste o conhecimento
Step 1
Teste o conhecimento que a criança tem em matemática e identifique onde estão os problemas. Para fazer o teste, dê exercícios de primeiro ou segundo ano do ensino fundamental à ela usando livros de matemática. Outra alternativa é usar internet como ferramenta. O site FreeMathTest.com ou Rabun County Schools (Georgia) são algumas opções. Lembre-se de usar os exercícios respeitando sempre a idade apropriada. As lições que ela puder fazer com facilidade você não precisa ensinar.
Step 2
Assegure-se de que o pequeno saiba contar de trás para frente e vice-versa. Contar é uma habilidade numérica essencial. Depois que ela mostrar que pode fazê-lo corretamente, peça que conte de dois em dois, por exemplo: 2, 4, 6, 8,10 e assim por diante. Em seguida, ensine-a a contar de três em três, e de quatro em quatro. No ensino médio, ela vai perceber que isso se chama sequência aritimética ou progressão aritimética. Para ajudá-la, faça uso de objetos concretos como botões ou caroços de feijão.
Step 3
Ensine a criança a diferença entre maior e menor número. Um número maior inclui nele mesmo números menores e ainda outros adicionais. Para que ela visualize melhor, use uma pilha de quatro maçãs e outra pilha de seis maçãs. Pergunte à criança qual é a maior. Faça exercícios similares com outros números.
Step 4
Depois disso, ensine adição e subtração. Primeiro, ensine-a a adicionar um único dígito. Use novamente objetos concretos, como maçãs, para ajudar a criança a entender o conceito. Em seguida, ensinea-a a subtrair números de um dígito, de 1 a 9. Se ela fizer bem, faça a progressão para números de dois dígitos, de 11 a 19.
Step 5
Em seguida, mostre a diferença entre números ímpares e números pares. Os pares são aqueles que são divisíveis por 2 ou que são divisíveis sem sobrar restos. Aqueles que não se encaixam nesta regra, são ímpares.
Step 6
Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images
Mostre à criança a diferença entre formas abertas e fechadas. Uma forma aberta é aquela que não é totalmente fechada por uma linha, como um reta ou uma curva. Já as formas fechadas são por exemplo o círculo e um retângulo. Mostre a ela exemplos de cada tipo e peça que a própria criança desenhe formas abertas e fechadas.
Mais Artigos
Como ajudar crianças com interpretação de texto→
Como ensinar uma criança pequena a pedalar um triciclo→
Atividades pré-escolares com os cinco patinhos→
Forma criativa de ensinar os tipos de frases aos alunos do quarto ano→
Jogos de sala de aula para ensinar conjunções→
Como calcular o índice de capacidade geral (GAI) na WISC→
Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images