Como ensinar palavras com sons nasais

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Quando você fala, uma variedade de sons são produzidos no seu aparato vocal. Ele é um sistema de seu corpo que produz o ato de falar, e é localizado no pescoço e na cabeça. Se tocar o seu pescoço, pode sentir um som vibrando quando fala certas palavras. Outros sons vêm de órgãos vocais em sua cabeça, e podem ser orais ou nasais. É possível dizer qual som se está fazendo e por onde o ar sai quando você fala. Se o ar vem da boca, é um som oral. Se o ar vem do nariz, é um som nasal.

Passo 1

Escreva uma lista de palavras com sons nasais no quadro. Os sons nasais incluem aqueles em que aparecem o som do "m" em "mãe", o som do "n" em "encher", e "nh" em "manhã."

Passo 2

Explique aos alunos que cada palavra na lista tem um som nasal. Explique que o som nasal é um som que faz quando o ar sai pelo nariz quando você diz palavras com sons de "m", "n" e "nh".

Passo 3

Explique que as palavras com as letras "m", "n" e "nh" costumam ter som nasal.

Passo 4

Diga a palavra "não" colocando sua mão em baixo de seu nariz. Faça com que os alunos te imitem.

Passo 5

Pergunte aos estudantes se eles sentiram o ar saindo do nariz. Eles dirão que "sim". Diga a eles que desde que o ar saia do nariz, o som de "n" é um som nasal.

Passo 6

Diga a palavra "pop". Pergunte aos alunos se o ar saiu do nariz. Eles dirão que "não". Diga a eles que o "p" na palavra não é nasal porque o ar não sai do nariz.

Passo 7

Diga cada palavra da lista colocando sua mão debaixo do nariz. Faça com que te imitem. Pergunte se as palavras têm som nasal e quais letras das palavras fazem esse som.

Mais recentes

×