Qual a equação para encontrar temperatura inicial?
Creatas/Creatas/Getty Images
Temperatura é uma propriedade física da matéria que é uma medida de quanta energia térmica está contida em cada molécula de uma substância. Energia pode ser adicionada ou removida da substância para aumentar ou diminuir a temperatura. A capacidade térmica especifica de uma substância é a razão da quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 grama da substância em 1 grau. A temperatura inicial de uma substância que foi aquecida ou esfriada pode ser determinada usando essa propriedade da matéria.
Capacidade térmica especifica
O calor especifico é uma propriedade física da matéria que é definida como o quanto uma substância deve ser aquecida ou esfriada para ganhar ou perder energia térmica. Por exemplo, a capacidade térmica especifica do cobre é de 0,385 joules por grama. Isso é interpretado para significar que é necessário 0,385 joules de energia térmica para aumentar em 1° C da temperatura de uma única grama de cobre.
Energia térmica
A energia térmica aplicada a uma substância está diretamente relacionada a capacidade térmica específica dessa substância. Dentro do contexto de equações de capacidade térmica, energia é a quantidade de calor aplicada a uma substância medida em unidades chamadas joules. Essa energia térmica indica o quanto uma substância com uma quantidade de massa é aquecida ou esfriada dependendo da capacidade térmica e da massa da substância.
Equação de energia para capacidade térmica
A relação entre capacidade térmica, energia, massa e temperatura é expressada na equação E= mc( T-t), onde E é a energia térmica aplicada na substância, m é a massa da substância, c é a energia térmica especifica da substância, T é a temperatura final e t é a temperatura inicial da substância. Para encontrar a temperatura inicial, reorganize a equação de energia para resolve-la para a temperatura inicial. Isso resulta na equação t= -((E/(c)(m)) - T).
Temperatura inicial
Para encontrar a temperatura inicial em uma equação de calor especifico, substitua os valores conhecidos por energia, capacidade térmica, massa e temperatura final na equação t = -((E / (c)(m)) - T). Por exemplo, se e = 0,975 joules, c=0,72 joules/grama*kelvin, m=35,82 gramas e t=289,41 kelvin, então t= -((0,975 / (0,72 * 35,82 )) - 289,41) = 327,215 Kelvin, que é aproximadamente 54,215 °C
Referências
Sobre o Autor
Luc Braybury began writing professionally in 2010. He specializes in science and technology writing and has published on various websites. He received his Bachelor of Science in applied physics from Armstrong Atlantic State University in Savannah, Ga.
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images