Porque açúcar dissolve mais rápido em água quente do que em fria?

Na química, quando uma substância é dissolvida em outra o resultado é chamado de solução. A substância sendo dissolvida é chamada de soluto, e a substância na qual a outra é dissolvida é chamada de solvente. Se o solvente for a água, a solução resultante é chamada de solução aquosa. Alguns solutos, como sal de cozinha (NaCl), ionizam, ou se separam em partículas carregadas chamadas de íons, quando estão em solução aquosa. Isso permite que a solução conduza eletricidade, que é o motivo pelo qual essas soluções são chamadas de eletrólitos. Substâncias como a sacarose, o açúcar de cozinha (C12H22O11), não se separam em íons e são chamadas de não eletrólitos.

Entropia

Entropia é a medida da desorganização da movimentação dos átomos e moléculas em uma amostra de matéria. Ela também é a razão pela qual as substâncias se dissolvem. Por exemplo, quando o açúcar é adicionado à água, é usada energia para separar as moléculas no açúcar. As moléculas de água, então, começam a se espalhar para abrir espaço para o açúcar. Tanto a água quanto o açúcar apresentam um aumento de entropia nesse processo.

Temperatura

De acordo com a segunda lei da termodinâmica, adicionar calor a um sistema, como uma solução, aumenta a entropia. Quando se adiciona energia a uma solução de açúcar em água para aumentar a temperatura, a entropia também aumenta. Isso significa que as moléculas de açúcar se separam mais rápido, e as moléculas de água se movem em torno do açúcar mais rápido até que ele tenha se dissolvido totalmente.

eHow Brasil
×