×
Loading ...

Que equipamento musical é necessário para se tornar um artista de rua?

A performance musical de rua é o processo de tocar música em calçadas para os transeuntes, às vezes coletando gorjetas no processo. Quando tiver visto as leis locais e regulamentos para performance musical na sua área, o próximo passo é descobrir que tipos de instrumentos musicais e equipamentos funcionam melhor para os seus talentos e rotina.

A performance de rua pode usar coleções de equipamentos básicos ou complexos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Instrumentos acústicos

Algumas variedades de instrumentos acústicos que não exigem amplificação eletrônica são as opções mais convenientes para qualquer artista de rua. Instrumentos acústicos exigem bem pouca ou nenhuma montagem, sem necessidade de eletricidade ou equipamento extra, geralmente produzindo uma música mais quieta do que o som amplificado. Isso faz deles uma distração menor em locais muito movimentados, significando que há menos probabilidade de lhe pedirem para sair de um bom local ou de perturbar pessoas que podem não estar interessadas no que você tem para oferecer.

Loading...

Capas

Para um artista de rua, uma capa de qualidade desempenha duas funções essenciais; protege o instrumento das intempéries e do desgaste enquanto o músico vai de um lugar a outro e, tradicionalmente, é o objeto no qual os transeuntes depositam as gorjetas. Mesmo que um chapéu ou jarro possa substituir essa função, um instrumento sem proteção sofre riscos no ambiente movimentado de uma rua. Proteger o seu instrumento com uma capa também é algo útil a se fazer se algumas pessoas quiserem pegar e tocar o seu instrumento, e você não deseja que elas o façam.

Energia portátil

Se você possuir instrumentos que devam ser eletricamente amplificados ou se planeja usar um microfone para cantar, será necessário ter uma fonte de energia no local, ou alguma fonte de energia portátil. Alguns locais podem ter palcos externos ou praças com tomadas disponíveis, mas esse caso geralmente só ocorre com performances mais formalizadas e planejadas. É mais provável que você precise de uma bateria portátil, disponível em lojas de ferragens. Alternativamente, se puder se apresentar perto de onde seu veículo estiver estacionado, conecte o amplificador ao carro com um adaptador AC, mas tenha o cuidado de não drenar demais a bateria.

Amplificação

Como as opções de energia são limitadas para os artistas de rua, é melhor manter os aparelhos de amplificação pequenos. Isso também é conveniente, pois amplificadores pequenos são mais portáteis e produzem menos som, criando um espaço musical mais intimista que entreterá somente aqueles interessados o bastante para chegar relativamente perto. Um amplificador de prática, feito para treino ao invés de performances, é alto o bastante para esse propósito, sendo também pequeno e consumindo menos energia.

Loading...
Loading ...
Loading ...