×
Loading ...

Como Esaú e Jacó representam nações?

Filhos de Isaac e Rebeca, e netos de Abraão, Jacó e Esaú estavam destinados a serem antagonistas. Nasceram sob uma profecia de que seriam predecessores de nações que estariam em guerra. Na Bíblia, no versículo 25:23 de Gênesis, Deus disse a Rebeca: "Duas nações há em seu ventre; e dois povos serão separados de suas entranhas". E aconteceu que Jacó e Esaú representaram duas nações de povos.

Existem muitas referências sobre Jacó e Esaú ao longo da Bíblia (An older man in overalls sitting outside reading the Bible. image by dvest from Fotolia.com)

A história de Jacó e Esaú

Gêmeos, mas não idênticos, eles eram realmente opostos. Desde o seu nascimento esses irmãos lutaram um com o outro. Jacó era caseiro enquanto Esaú vivia ao ar livre. Jacó era mais espiritual, enquanto Esaú era das coisas materiais. Tanto que negociou seu direito de primogenitura por um prato de sopa. "E Esaú disse a Jacó, 'Deixa-me comer, eu lhe rogo, desse mesmo guisado vermelho, pois estou cansado': por isto foi-lhe dado o nome de Edom. Disse então Jacó, 'Vende-me hoje a sua primogenitura'. Então disse Esaú: 'Eis que estou a ponto de morrer: e de que me servirá essa primogenitura?' Disse Jacó: 'Jura-me hoje', e ele jurou; e vendeu sua primogenitura a Jacó. Então Jacó deu pão e guisado de lentilhas a Esaú; e este comeu e bebeu, então levantou-se e se foi: assim Esaú desprezou a sua primogenitura". (Genesis, 25:30-34).

Loading...

Esaú e Edom

Esaú simplesmente vendeu sua primogenitura por um desejo da carne naquele momento. Não se importou com sua primogenitura espiritual. Este é o registro da Bíblia, e note que é repetido três vezes. "E estas são as gerações de Esaú, que é Edom... Assim habitou Esaú no Monte Seir: Esaú é Edom. E estas são as gerações de Esaú, pai dos edomitas, no Monte Seir" — Gênesis 36:1, 8, 9. Deus queria que isto fosse lembrado. Os edomitas eram seus descendentes, assim como os israelitas o eram de Jacó."Edom" significa vermelho, por causa da sopa pela qual Esaú vendeu sua herança. Localizado a sudeste de Israel, o Monte Seir era o limite de Edom.

Jacó e Israel

O nome Jacó significa o enganador, no entanto Deus o tornou um exemplo transformando-o em um homem de Deus. "Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para envergonhar os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas desse mundo para envergonhar os fortes. Ele escolheu as coisas vis deste mundo e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são, para que nenhuma carne se glorie diante Dele." — 1 Cor. 1:27-29. Sendo Jacó um enganador, não havia como agradar a Deus; mas, ao contrário de Esaú, ele acreditava na palavra de Deus e a valorizada. Assim, Deus transformou o coração de Jacó, o enganador, tornando-o Israel, o homem de Deus.

A guerra de Edom e Israel

Edom e Israel nunca se deram bem. Muitas contendas houve entre eles, e Edom nutria ódio por Israel. "Lembre-se, ó Senhor, dos filhos de Edom, no dia de Jerusalém, porque diziam: Arrasai-a, arrasai-a, até aos seus alicerces!" — Salmo 137:7 Bíblia do Rei James.

Edom fez questão de aclamar os babilônios quando estes levaram cativos os israelitas. Quando Israel caiu por causa de seus pecados, Edom regozijou-se e invadiu o país. Até ajudou os babilônios a capturar prisioneiros de guerra da batalha inicial, segundo diz Obadias, Capítulo 10, na Bíblia do Rei James. Foi então que Deus fez várias profecias contra Edom. Segundo disse Ezequiel, 35: "Assim disse o Senhor Deus: 'Eis que estou contra ti, ó Monte de Seir, estenderei a minha Mão contra ti e o porei em desolação; as tuas cidades devastarei e te porás em desolação. Então saberás que eu sou o Senhor. Porque há muito alimentas teu ódio e derramaste o sangue dos filhos de Israel pelo poder da espada na hora de sua calamidade, quando de sua extrema iniquidade; por isto vivo eu', diz o Senhor Deus, 'Eu o preparei para o sangue, e o sangue o perseguirá; já que não abominaste o sangue, por isto o sangue o perseguirá. Assim, trarei ao Monte Seir a maior assolação, e dele exterminarei o que passar e o que voltar. E encherei seus montes com os seus mortos; suas colinas e vales, e em todas as suas ravinas cairão aqueles que foram mortos à espada. Farei de ti a perpétua desolação, e suas cidades não serão habitadas; então saberás que eu sou o Senhor.'" Deus prometeu que Edom nunca seria reconstruída. Como Edom vivia em ódio por Israel, seu país permaneceria vazio.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...