Diferenças entre mórmons e adventistas do sétimo dia

Brigham Young foi fundador e profeta do mormonismo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

As religiões Mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e Adventista do Sétimo Dia são cristãs. A principal crença de ambas as Igrejas é a de que Deus enviou seu filho para pagar pelos pecados da humanidade e a aceitação desse fato conduz à salvação da alma. Há algumas diferenças básicas entre essas religiões, como acontece com outras denominações cristãs.

Fundação

Ambas as religiões foram fundadas nos Estados Unidos e mais ou menos na mesma época: a década de 1840. O mormonismo foi fundado por Joseph Smith e transformado em religião sob a liderança de Brigham Young em 1944. A Igreja Adventista do Sétimo Dia nasceu do movimento milerita e foi oficialmente fundada em 1863. Uma de suas mais notáveis fundadoras foi Ellen G. White.

Escrituras

Os dois credos seguem a Bíblia e seus ensinamentos como principal escritura. Os mórmons também têm o Livro de Mórmon como guia para a salvação. Essa obra foi ditada por Joseph Smith quando, segundo ele, estava sob inspiração divina. Adventistas do Sétimo Dia têm alta consideração pelos escritos de Ellen White mas não os consideram palavra divina e têm a Bíblia como autoridade final.

Culto

As principais cerimônias mórmons acontecem aos domingos, assim como para a maior parte das denominações cristãs. Adventistas do Sétimo Dia crêem que o sabbath judeu está correto e suas celebrações principais se dão aos sábados. A comunhão na Igreja Adventista do Sétimo Dia ocorre quatro vezes por ano. Já os mórmons participam da comunhão, geralmente chamada de "sacramento" nos cultos regulares.

Crenças gerais

Há diversas crenças que diferenciam essas duas religiões. Os mórmons acreditam que Deus serve seu povo com regularidade através de profetas e que através deles a "verdadeira religião" foi restabelecida. Joseph Smith, Brigham Young e outros líderes mórmons são tidos como profetas. Os Adventistas do Sétimo Dia creem nos antigos profetas, nas revelações divinas e nos ensinamentos contidos na Bíblia. Sua visão acerca de profetas modernos é bem mais limitada, apesar de Ellen White ter esse status. Os Adventistas são da opinião de que ensinamentos proféticos só são válidos se coadunarem com o que a Bíblia diz. Os mórmons creem que cada homem é julgado pelos seus próprios pecados e não por aqueles cometidos por seus antepassados. Adventistas acreditam no conceito do Pecado Original e que a natureza pecadora dos seres humanos resulta dele.

eHow Brasil
×