Quais são os laços familiares da deusa grega Afrodite?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Afrodite (ou, para os romanos, Vênus) era a deusa grega do amor, do desejo e da beleza. Os mitos de sua ascendência diferem, assim como quem era o pai de muitos dos seus filhos, mas a maioria concentra-se nos seus filhos e casamentos. Dependendo de qual mito do parentesco de Afrodite se acreditava, seus irmãos também diferem. Os laços familiares de Afrodite são, portanto, miríades, entrelaçados e confusos, à medida que Aphrodite unia-se onde desejava e seus filhos eram divinos e imortais, bem como mortais, mas semi-divinos.
Pais
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Em uma das versões do mito, quando Cronos castrou seu pai Urano, ele jogou suas gônadas no mar, que começou a espumar ao redor do membro cortado. Afrodite surgiu sendo da espuma do mar, "aphros" em grego, e por isso seu nome. O famoso retrato de Botticelli que mostra Afrodite emergindo do mar em uma concha retrata a paternidade de Urano. A outra versão coloca Afrodite como a filha de Zeus e Dione, uma Titã ou deusa.
Irmãos
Se Afrodite fosse filha de Urano, seus irmãos teriam sido as Erínias (as Fúrias) e seu irmão e irmã, os Gigantes. Se a deusa fosse filha de Zeus e Dione, seus meio-irmãos seriam numerosos, já que Zeus era o pai de muitos deuses. No entanto, como o nascimento de Afrodite produziu duas histórias diferentes, não se sabe exatamente quem poderiam ter sido os irmãos de Afrodite.
Maridos
Em um esforço para evitar que todos os deuses guerreassem uns com os outros por Afrodite, Zeus casou-a com Hefesto, o deus do fogo e dos ferreiros. Aparentemente, Hefesto era o mais estável dos deuses, e considerado feio ou pelo menos aleijado. Ele fez um cinto de ouro para Afrodite que a tornou irresistível, o que foi, sem dúvida, um erro de sua parte, já que cada homem que a via a desejava. Afrodite não gostava do seu marido e casamento e arranjou amantes entre os deuses, especialmente Ares, o deus da guerra, um amante de longo prazo. Quando Hefesto descobriu, ele divorciou-se dela. Mais tarde, Afrodite casou com Ares, mas não era mais verdadeira com ele do que era com Hefesto.
Filhos
Afrodite teve inúmeros filhos tanto de deuses quanto de homens comuns, com exceção de Hefesto. Seus filhos divinos com Ares eram Anteros, Deimos, Harmonia e Fobos. Alguns mitos dizem que Afrodite estava grávida de Eros, o deus alado do amor, e seu irmão gêmeo Hímeros, deus do desejo, quando surgiu. Outros mitos revelam que Ares era o pai desses dois deuses. Aphrodite casou-se com Dionísio para gerar Iakkhos, e com Possêidon, gerou Rodes, deusa da ilha de Rhodes. Afrodite gerou Pripos unindo-se com Dionísio, Zeus ou Adônis. Beroe era filha de Afrodite com Adônis. Os Erotes (um deles Priapos) eram filhos dela com pais desconhecidos. Os filhos mortais incluem Eneias, fundador de Roma, Astynoos, um príncipe da Síria, Eryx, um rei da Sicília, Herophlos, uma filha que se tornou uma das sibilas e Lyros, um príncipe da Dardânia.
Referências
Sobre o Autor
Patricia Neill began writing professionally in 2000, spending most of her career as managing editor of “Blake: An Illustrated Quarterly.” Neill published political satire at LewRockwell.com and other libertarian websites. She also has an essay in “National Identification Systems: Essays in Opposition." Neill holds a Bachelor of Arts in English from Nazareth College of Rochester.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images