×
Loading ...

Como escolher o equipamento de som adequado para um auditório amplo

Encher um auditório grande com um som claro e de alta qualidade exige equipamentos e montagens corretas. Com tantos componentes separados e sistemas em pacotes disponíveis, pode ser um pouco desafiador conseguir o melhor desempenho pelo tanto de dinheiro que tiver. Em termos gerais, os sistemas em pacotes não são a melhor opção para auditórios amplos, pois geralmente eles não oferecem uma qualidade sônica e força suficientes. Para ter o melhor som nesse tipo de aplicação, será necessário ter o nível certo de amplificação, alto-falantes que sejam projetados para uma dispersão ampla e uma configuração que equilibre o som por todo o ambiente.

Instruções

A acústica da sala é uma importante consideração ao selecionar o equipamento de som (plastic speaker image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)
  1. Considere o tamanho máximo do sistema, com base na capacidade do local, densidade da audiência, orçamento disponível e aplicação típica.

    Loading...
  2. Determine se o sistema de som será usado primariamente para a fala ou para música. Lembre-se de que sistemas de música são geralmente mais complexos, exigindo uma tensão maior e alto-falantes adicionais.

    As dimensões e forma de um auditório ajudarão a determinar as exigências de energia do sistema (Auditorium interior in red colours image by Victor Borilov from Fotolia.com)
  3. Compre um pódio que seja adequado para o espaço, formalidade do evento e decoração do auditório. Assegure-se de que ele tenha luz o suficiente, amplo armazenamento e uma superfície grande o bastante para anotações.

  4. Adquira a energia com base no tamanho da audiência e aplicação desejada. Um watt por assento é suficiente para discursos e de dois a cinco watts por assento é normalmente energia suficiente para eventos musicais. A luz do teto, acústica e largura do auditório também são fatores importantes.

    Sistemas musicais exigem mais componentes e são significantemente mais caros (orchestra image by Pedro Luis from Fotolia.com)
  5. Tenha de 20 a 30% mais tensão do que o necessário para o lugar. Isso garante que o sistema nunca tenha que trabalhar em sua capacidade máxima, deixando-o com uma vida útil maior e mais confiável.

  6. Compre uma bateria se desejar que o sistema seja portátil e seja frequentemente usado ao ar livre. Adquira também dispositivos para movê-lo para que seja mais fácil e seguro montar e carregar seu equipamento. Procure por itens que tenham as melhores rodas e aderência para suas necessidades.

    Rodas e aderência adequadas o ajudarão a evitar lesões e danos no equipamento ao mover o sistema (Lecturn image by TMLP from Fotolia.com)
  7. Adquira componentes com uma expansão fácil em mente. Garanta que os itens atuais serão compatíveis com microfones, amplificadores e alto-falantes extras, caso seja necessário atualizar o sistema.

  8. Compre mais alto-falantes para um auditório mais amplo. Monte-os equidistantes pela plataforma. Vire os alto-falantes do final em um ângulo um pouco virado para os lados do ambiente.

    Equilibre o som e imagens com uma colocação adequada dos alto-falantes estéreo (speakers image by Sergey Galushko from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Compre a melhor qualidade possível dentro do seu orçamento.

Aviso

  • Não compre acessórios que não sejam imediatamente necessários. Ao invés disso, adquira um sistema que permita que tais itens sejam adicionados mais tarde.

O que você precisa

  • Microfones
  • Mixer de som
  • Compressor
  • Equalizador gráfico ou paramétrico
  • Unidade de delay
  • Crossover (ao usar vários amplificadores para conectar alto-falantes específicos
  • Amplificadores
  • Alto-falantes
  • Cabos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...