Como escrever uma carta descritiva curta
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
Uma carta descritiva é útil quando você for tentar arrumar um emprego, manter contato com um amigo ou colega, ou endereçar a um colega de trabalho, comunidade ou cliente. Aprender a escrever uma carta curta o ajudará a melhorar as técnicas de comunicação e garantirá a boa vontade do leitor. Siga alguns passos específicos para garantir que a carta está detalhada, concisa e fácil de ler.
Step 1
Inicie com uma saudação apropriada. Ela pode incluir "Querido___", "Bom Dia" ou "Boa Tarde".
Uma saudação ajuda a prender a atenção do leitor de uma maneira positiva. Ela foca o leitor em sua voz antes de lançar o conteúdo da mensagem, evitando o efeito de interrupção que pode ocorrer em uma carta sem saudação.
Step 2
Introduza o tópico da carta com uma frase geral. Por exemplo: "Ultimamente, o clima em São Paulo tem sido quente e com muitos ventos. Parece que a primavera está chegando".
Tenha um dicionário em mãos e olhe qualquer palavra que você tiver dúvidas. Depender muito da correção automática pode ser prejudicial à carta, já que o software não identificará todos os erros ou usos incorretos de palavras.
Step 3
Mova para o corpo da carta e inclua detalhes concretos. Estes detalhes são palavras e frases que atraiam os cinco sentidos — tato, paladar, olfato, visão e audição. Estas palavras concretas ajudam o leitor a visualizar e experimentar os detalhes da carta.
Por exemplo, uma frase descritiva que usa um detalhe sensorial pode ter esta aparência: "O clima na parte sul do Rio de Janeiro está lindo nesta época do ano. O Sol está aquecendo até uma temperatura de 30 ˚C e as palmeiras estão vívidas e balançando as folhas com o vento. Eu olho pela janela a cada dia e penso no quão sortudo eu sou de ver este clima limpo e as plantas tropicais".
O uso desta descrição dá ao leitor algo para visualizar enquanto lê, diferentemente de frases como, "O tempo está bom", que não produz nenhuma imagem devido à abstração.
Step 4
Encerre a carta com uma frase positiva. Por exemplo, "Eu espero notícias suas logo" ou " Eu espero que esteja tudo certo com você" ou "Tenha uma ótima semana, e vamos continuar nos falando". Encerrar a frase com algo gracioso ajuda o leitor a ficar satisfeito com a conclusão. Se a carta for encerrada abruptamente, o leitor pode se sentir desapontado ou achar que o escritor não se importou o suficiente em terminar a carta antes de enviá-la.
Step 5
Leia novamente a carta. Quanto mais curto for um documento, mais importante é evitar erros de ortografia e gramática. Imprima a carta para uma leitura mais eficiente e leia em voz alta para pegar com mais facilidade palavras que estiverem faltando e frases que precisam ser alteradas.
O desacordo é importante porque várias frases longas (ou até mesmo várias frases curtas) podem se tornar ineficientes e perder o leitor. Por exemplo, as seguintes frases precisam ser revisadas e corrigidas: "Ela veio hoje. Ela estava feliz em ver o bebê. Ela riu quando ela o pegou. Foi uma ótima tarde. Ela saiu às quatro".
Estas frases estão desconexas e criam um tom robótico que não combina com a positividade da carta. Ao revisar e alterar as frases, elas podem ficar desta maneira: "Ela veio esta tarde e segurou o bebê. Ela riu alegremente quando o segurou. Nós tivemos uma tarde muito gostosa juntos, e ela saiu por volta das quatro".
Se você não conseguir lembrar das palavras, use a enciclopédia para encontrar mais facilmente palavras e frases para evitar clichês e termos em desuso.
Recursos
Sobre o Autor
Jan Archer holds a Bachelor of Arts in political science and a master's degree in creative writing. Roth has written trade books for Books-a-Million and has published articles on green living, wellness and education topics. She taught business writing, literature, creative writing and English composition at the college level for five years.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images