Como fazer leitura ativa

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

A leitura ativa é um método de leitura que ajuda a reforçar o que você leu. Ao invés de simplesmente ler um texto, a leitura ativa requer que você leia, pense criticamente sobre o que leu e faça atividades projetadas para entender melhor o conteúdo. Esse método é um processo simples que requer um pouco de tempo e paciência, mas as recompensas podem ser não apenas uma melhor compreensão do que você lê, mas mais retenção da informação também.

Passo 1

Leia lentamente, parando a cada dois ou três parágrafos para digerir o que você acabou de ler. Se possível, use um marca-texto (qualquer cor) para destacar palavras chaves de cada parágrafo que sejam particularmente importantes para a mensagem que você supõe que o parágrafo está mandando. Destaque palavras e frases que você sente que são particularmente expressivas.

Passo 2

Escreva notas nas margens ou em um pedaço de papel separado sobre aquilo que leu. Faça anotações sobre a importância de personagens, a primeira aparência, a mensagem ou tom do autor ou notas sobre figuras de linguagem no trabalho.

Passo 3

Converse com mais alguém sobre o que você leu, ou grave você mesmo falando sobre o assunto. Esse é um método de fortalecimento que permite demonstrar o quanto você captou da leitura, e age como uma técnica de reforço para solidificar a informação que você recebeu.

Passo 4

Pense criticamente sobre o texto lido. Escreva e ouça as questões que você pensar conforme lê o texto. No final de sua leitura, tente responder essas questões. Isso permite que você analise a informação que recebeu da obra e qual informação ela te ensina.

Mais recentes

×