Como escrever uma carta de justificativa

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Talvez você precise escrever uma carta justificativa para sua escola ou seu patrão se você tiver se ausentado. As ausências podem ser previstas ou imprevistas, sendo uma postura profissional torná-los cientes disto, formalmente e por escrito. As vezes os pais precisam escrever cartas de justificativa devido à ausência de seus filhos. Coloque as datas da ausência e uma breve explicação do motivo para continuar tendo uma boa relação com o seu chefe ou a escola.

Passo 1

Escreva sua carta em um modelo padrão formal, com data, seguida do seu nome e endereço, e, logo após, coloque o nome do destinatário e o endereço, todos alinhados à margem esquerda.

Passo 2

Especifique a data e as horas da sua ausência. Isto indica se você está escrevendo a carta antes de uma ausência prevista, ou após uma imprevista.

Passo 3

Explique de forma breve o motivo da sua ausência, como por exemplo uma doença sua ou de um parente seu. Se a ausência for de três dias ou mais, sua escola ou seu patrão pode requisitar um documento extra, como um atestado médico, por exemplo.

Passo 4

Explique ou solicite trabalho extra, caso necessário. Por exemplo: se você estiver escrevendo um pedido de licença em nome do seu filho, peça ao professor ou ao diretor para lhe dar os deveres de casa perdidos.

Passo 5

Agradeça ao destinatário pela consideração. Finalize a carta com uma despedida formal, como "Atenciosamente". Assine a carta e a envie.

Mais recentes

×