Como escrever um contrato entre duas pessoas

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A maneira mais segura para se fazer negócios é com um contrato. Este permite que as pessoas façam acordos comerciais mútuos e ganhem os benefícios desejados. A fim de garantir que o contrato proteja ambas as partes, certifique-se de incluir as seguintes disposições e detalhes quando você (ou seu advogado) escrever um contrato de negócios.

Passo 1

Defina a data da assinatura e as partes envolvidas na primeira seção do contrato. Esta seção é conhecida como prefácio e estabelece o acordo legal entre duas partes. O formato abaixo é um exemplo de um prefácio simples: "Este _ (Tipo de acordo) acordo feito em _ (Data), 20, entre _ (nome completo da primeira parte) e ___ (nome completo da segunda parte.

Passo 2

Determine a razão do contrato que está sendo criado e anote os objetivos na seção de exposição. Exemplos de frases: "Este acordo está sendo feito com o propósito de _." ou "O seguinte _ por este meio significa que ___."

Passo 3

Comece a formação do corpo do contrato. Está será a seção em que todos os termos específicos e as expectativas serão definidas. A primeira parte do corpo é referente ao tempo de duração da cláusula e especifica as datas e prazos exatos para cada objetivo do contrato a ser cumprido. Por exemplo: "A primeira parte deste projeto deve ser completado até em _ de 2012. Se realizada depois do prazo, então _ (penalidade) deverá ser aplicada".

Passo 4

Escreva as obrigações. Para um contrato ser válido, cada parte deverá ter uma parte de obrigações entre produtos, serviços e compensação monetária. Se uma das partes não tiver a quantidade igual em uma das três, então o contrato poderá ser invalidado caso seja contestado. Exemplos de frases a serem incluídas: "_ (parte um) é obrigada a pagar à _ (segunda dois) _ (quantidade em dinheiro) pelos serviços prestados." ou "Na _ (data) _ (parte um) deve entregar _ (quantidade e produto) para _ (parte dois) em troca de igual valor em _ (item da parte dois).

Passo 5

Liste as indenizações a serem pagas se uma das partes falharem no contrato. Elas podem ser interesses, taxas atrasadas ou descontos em produtos. Também inclua penalidades para produtos danificados ou com defeitos.

Passo 6

Determine em qual tribunal a ação será movida, sem beneficiar nenhum dos lados. É normal ser o local mais conveniente disponível.

Passo 7

Elabore as linhas de assinatura. O espaço para a assinatura deve ser de três linhas embaixo de cada nome. A primeira é para a assinatura, a segunda para o nome impresso e a terceira para a data da assinatura.

Passo 8

Use uma máquina copiadora para fazer cópias do contrato. Os tribunais têm mantido cópias fotográficas equivalentes ao original em acordos legais entre duas partes.

Passo 9

Assine cada contrato com uma caneta azul. Cada parte deverá receber uma cópia.

Mais recentes

×