Como escrever uma notificação de fechamento de uma empresa ao órgão fiscal

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

É um desafio fechar um negócio, quase tanto como abri-lo. Você deve pagar os salários finais, eliminar estoques, vender seus equipamentos e -- se a empresa for uma sociedade anônima -- dissolver a empresa. Consulte um especialista quando fechar um negócio, de acordo com o órgão de administração de pequenas empresas. Falhas no fechamento de seu negócio podem deixá-lo com pendências de licenças e impostos. Enquanto cancela seu CNPJ e CEI, a Secretaria da Receita Federal é informada do fechamento do seu negócio e alguns departamentos fiscais municipais e estaduais exigem que as empresas informem, por carta, seu encerramento.

Passo 1

Escreva seu nome, razão social da empresa, endereço, número de autorização da empresa e CNPJ na parte superior da carta. Alinhe o texto com a margem esquerda. Use a letra "Times New Roman" ou "Arial" nº 10. Escreva a data usando a formatação 10 de janeiro de 2011. Inclua uma linha de referência, como "RE: Encerramento de negócios."

Passo 2

Procure o endereço da administração fiscal para onde enviará a carta. O site "Statelocalgov.net" fornece um diretório de escritórios do governo nos EUA. Escreva o endereço do escritório fiscal abaixo do seu.

Passo 3

Inclua uma saudação. Use "À quem possa interessar" se não tiver um nome de contato. Use "Caro Sr. / Srta. / Sra." e o sobrenome da pessoa, se o souber.

Passo 4

Inclua no corpo de sua carta a data de fechamento de seu negócio e seu endereço. Informe a administração fiscal sobre o fechamento e forneça informações de contato para que o escritório possa se comunicar com você. Peça ao escritório para encerrar sua conta depois de remeter os saldos fiscais pendentes.

Passo 5

Assine e date sua carta. Inclua a sua posição na empresa. Por exemplo, escreva "João da Silva, proprietário".

Mais recentes

×