×
Loading ...

Como escrever uma tragédia grega

As tragédias gregas eram peças escritas por antigos gregos para serem encenadas no palco. Embora houvesse outros tipos de peças gregas, como a comédia e a sátira, a tragédia tendia a ser mais dramática e geralmente era levada muito a sério pelo público e pelos eruditos. Os autores famosos do teatro grego, como Sófocles, Eurípedes e Ésquilo costumavam escrever peças que acabavam em devastação ou pesar para os personagens principais. No entanto, algumas peças tinham um toque de comédia, apesar de serem classificadas como tragédias.

Instruções

Os teatros gregos antigos eram ao ar livre (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Leia e estude as tragédias gregas famosas para entender melhor como os autores escreviam as suas obras-primas. Leia os comentários sobre as peças para determinar o que as tornou tão apreciáveis e como o escritor executou a sua visão.

    Loading...
  2. Familiarize-se com a estrutura das tragédias gregas, depois escreva um esquema para a sua própria estrutura. As tragédias gregas tinham prólogos, "parados", que eram músicas e danças; episódios, durante os quais os personagens interagiam e o coro falava; "stasimons", que vinham entre os episódios e durante os quais os atores saíam e o coro cantava e dançava; e o "êxodo", que vinha ao final e durante o qual o coro cantava uma música processional e deixava o palco.

  3. Desenvolva os personagens da sua peça. Nas tragédias gregas, em geral há heróis, que falham miseravelmente no que tentam fazer, muitas vezes perdendo seus amores e suas posses no processo; há, também, em geral, vilões, conselheiros sábios, e amantes. Embora os heróis nem sempre precisem morrer no final, eles devem ter um desfecho trágico, que finalmente leve a algum tipo de derrocada.

  4. Escreva a música e coreografe as danças para os números do coro na sua tragédia grega. Muitas partes da peça exigirão canto e dança pelo coro. Os números musicais devem esclarecer os acontecimentos e eventos na peça e em geral dirigem-se ao público, como se o coro estivesse conversando com a plateia à parte dos atores.

  5. Escreva o diálogo e as direções de cena para a sua peça listando os nomes dos personagens, dois pontos e as palavras que eles precisam dizer. As direções de cena vêm depois de dois pontos também, mas entre parênteses, e são às vezes escritas em itálico para se diferenciarem dos diálogos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...