Como escurecer aço para evitar ferrugem

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O aço é escurecido com calor, elementos químicos ou uma combinação de ambos. O aço possui dois óxidos: vermelho e preto. Óxido vermelho é o que conhecemos como ferrugem, corrosiva e destrutiva. Já o óxido preto forma uma camada protetora, resistente à abrasão, que impede a formação da ferrugem. Dependendo do método usado, o óxido preto pode ser aplicado em um acabamento uniforme. De acordo com o engenheiro químico Fred Perlstein do Frankford Arsenal "Os revestimentos de óxido preto e fosfato de manganês são aproximadamente iguais na resistência à abrasão e superiores nesse aspecto a outros revestimentos escuros testados".

Passo 1

Limpe todo o item com um pano macio embebido em acetona para remover qualquer poeira, óleos ou outros acúmulos. Seque com papel toalha. Use óleo mineral para ferramentas e itens que não serão usados ​​para preparar alimentos.

Se a peça ou artigo será utilizado para cozinhar ou comer, substitua o óleo mineral pelo óleo vegetal e aqueça a peça em uma estufa ou em um forno por uma hora em temperatura inferior a 290°C (o óleo vegetal possui um ponto de ebulição de 315°C). Caso contrário, proceda da seguinte forma.

Passo 2

Passe em todo o item uma fina camada de óleo mineral.

Passo 3

Ponha o protetor facial, roupas protetoras e luvas de couro bem grossas. Trabalhe em uma área bem ventilada, com as portas e janelas do local abertas. Aqueça o item com um maçarico até que comece a soltar fumaça e a escurecer.

Passo 4

Borrife óleo mineral em todo o item até que esteja encharcado. Aqueça novamente até que comece a liberar fumaça. As moléculas de petróleo do óleo mineral irão reagir com as moléculas do aço aquecido formando uma ligação química, selando o metal. Deixe a peça esfriar até a temperatura ambiente por pelo menos uma hora.

Passo 5

Assim que o item esfriar, remova restos queimados do óleo usando acetona e uma esponja de poliéster. Borrife com o óleo novamente e retire o excesso com panos limpos.

Mais recentes

×