Como escurecer alumínio

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Dar uma aparência envelhecida a metais é algo útil para modelistas e escultores. Para fazer isso, é preciso acelerar o processo natural de interação do metal com o ar e a água, degradando a superfície do objeto. Ao se trabalhar com alumínio, é preciso escurecer o acabamento. É possível envelhecer a maioria dos metais com produtos encontrados em casas, mas para o alumínio é preciso usar um produto especial.

Passo 1

Limpe o alumínio com um solvente que não deixe resíduos, como tíner, acetona ou álcool. Solventes como querosene ou aguarrás deixam resíduos e não devem se usados.

Passo 2

Lixe a superfície do alumínio se há oxidação. Use uma esponja abrasiva ou outro método.

Passo 3

Aplique uma camada fina e homogênea de escurecedor de alumínio na superfície do metal, de acordo com as instruções do fabricante. Os produtos químicos podem ser aplicados com um pano, escova ou com uma garrafa spray.

Passo 4

Observe a reação química e aplique mais uma camada de escurecedor quando ela perder a força. Continue o processo até obter um acabamento escurecido uniforme.

Passo 5

Molhe uma esponja natural em água morna e torça os excessos. Limpe o escurecedor com a esponja úmida, enxaguando-a em água limpa entre passadas.

Passo 6

Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em quatro litros de água morna para enxaguar peças maiores ou mais complexas. Isso irá neutralizar a reação química.

Passo 7

Seque o alumínio com ar comprimido ou um secador de cabelo.

Mais recentes

×